Febre maculosa é tema de evento on-line de atualização sobre zoonoses

Evento promovido pela Faculdade de Saúde Pública da USP terá transmissão pelo YouTube na próxima quarta-feira, dia 26 de julho

 20/07/2023 - Publicado há 1 ano
Carrapato-estrela é o transmissor da febre maculosa – Foto: Wikimedia Commons

.
O Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura do Município de São Paulo, vai promover o webinar do XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública na próxima quarta-feira, 26 de julho, a partir das 9h30, com transmissão pelo YouTube neste link. O encontro trará como tema principal os vetores, hospedeiros, a epidemiologia e os aspectos clínicos da febre maculosa.

Na palestra de abertura Vetores e Hospedeiros da Febre Maculosa, Adriano Pinter dos Santos, médico veterinário do Instituto Pasteur, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, irá abordar as diferentes espécies de carrapatos e quais delas são potenciais vetores da bactéria causadora da febre maculosa.

Em seguida, Ruth Moreira Leite, médica do Centro de Vigilância Epidemiológica Professor Alexandre Vranjac da Secretaria de Estado da Saúde apresenta a palestra Epidemiologia e Aspectos Clínicos da Febre Maculosa. Ela discutirá as medidas de controle propostas para cenários de transmissão das febres maculosa e os aspectos clínicos que podem permitir o diagnóstico e tratamento precoce da doença.

A mediação do evento será feita por Paulo Roberto Urbinatti, do Departamento de Epidemiologia da FSP, e Gladyston Carlos Vasconcelos Costa, analista de Saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública
Data: 26 de julho de 2023
Horário: das 9h30 às 11h30
Transmissão: canal da FSP-USP no YouTube

.

Da Assessoria de Comunicação da Faculdade de Saúde Pública da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.