“Vem pra USP!” premiará alunos com oportunidades de estágio e bolsas de estudo

Alunos do ensino médio da rede pública de SP com melhores desempenhos na CUCo poderão receber os benefícios

22/10/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 18/12/2018 as 13:55
Thiago Oliveira Motta e Ahyoria Zanotti Furini com seus certificados da CUCo 2018 – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) terá novidades. A Universidade fechou parcerias com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Santander para oferecer oportunidades de estágios e bolsas de pré-iniciação científica. Os novos benefícios foram anunciados durante cerimônia de premiação dos estudantes mais bem classificados na edição 2018 da CUCo, realizada dia 18 de outubro, em São Carlos.

A competição integra o programa “Vem pra USP!”, uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para valorizar os estudantes do ensino médio da rede pública, incentivá-los a estudar na Universidade e prepará-los para o vestibular.

De acordo com o vice-reitor da USP e idealizador da CUCo, Antonio Carlos Hernandes, a abrangência do desafio no Estado de São Paulo faz com que a Universidade busque para os estudantes experiências além da competição. Por isso a ideia da parceria com o CIEE, na qual os alunos premiados dos 1°, 2º e 3º anos tenham prioridade em processos de seleção de estágio.

“Essa é uma oportunidade para jovens que tenham interesse em fazer estágio. Se os alunos premiados não tiverem interesse no estágio oferecido, os outros participantes da CUCo serão chamados pelo CIEE para participar dos processos seletivos”, explica Hernandes.

Entrega da premiação da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) 2018 – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A outra parceria é com o banco Santander, que vai oferecer bolsas de estudo para os premiados da CUCo desenvolverem projetos de pré-iniciação científica sob orientação de professores ou educadores da Universidade.

“Como esse trabalho de supervisão é realizado com profissionais da USP, a bolsa será para quem estiver próximo aos campi da Universidade. Haverá uma seleção entre os alunos premiados e eles poderão estudar e ter acesso a conteúdos além do que é visto em sala de aula”, conta o vice-reitor.

Os detalhes das parcerias estão sendo finalizados e serão divulgados posteriormente no site do programa “Vem pra USP!”

Premiação 2018

Na premiação da CUCo deste ano, a USP entregou R$ 64 mil para 11 escolas, sendo seis estaduais e cinco técnicas, além de certificados. Segundo o coordenador da competição, Herbert Alexandre João, os prêmios em dinheiro foram distribuídos para escolas com maior número de estudantes que fizeram a prova na segunda fase da competição em relação à proporção do número de matriculados.

Para as escolas técnicas que tiveram os maiores índices de participação, os prêmios foram para os grêmios estudantis. No caso das estaduais, o cálculo primeiro foi para saber dentre as 91 diretorias regionais de educação, quais foram as cinco com maior índice de participação. Depois de definidas as regionais, foi a vez de escolher as escolas mais participativas. Os prêmios incluíram as escolas e os grêmios estudantis delas.

Cerimônia de premiação da Competição USP de conhecimento (CUCo) – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Toda região que ultrapassasse 7% dos seus alunos fazendo a prova da segunda fase elegeria uma escola para ganhar o prêmio para o grêmio estudantil.

A premiação da CUCo inclui também a isenção na taxa do vestibular da USP, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), para 1.998 estudantes que estão cursando o 3º ano do ensino médio. O total de isenções soma R$ 340 mil.

Mais de 5,5 mil alunos que participaram e foram premiados nas edições 2017 e 2018 da CUCo estão tendo monitoria de matemática pela internet. Os estudantes podem tirar suas dúvidas on-line com monitores da USP, obter dicas de como se organizar para estudar e conversar com outros usuários em um fórum de interação.

Quase 50 mil estudantes de 2.743 escolas públicas participaram da competição em 2018. Destas, 2.092 tiveram alunos premiados. A abrangência de cidades que receberam provas da CUCo atingiu 82% do Estado: dos 645 municípios, 528 realizaram o exame.

(Clique para ampliar)

.

Confira o vídeo da premiação da CUCo 2018:

.