USP oferece cursos de atualização para professores do ensino básico

Projeto USP-Escola está com inscrições abertas até 21 de novembro; atividades serão realizadas de 15 a 19 de janeiro

10/11/2017 - Publicado há 6 anos
Inscrições para o 15º Encontro USP-Escola ficam abertas até 21 de novembro – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Entre os dias 15 e 19 de janeiro, o Instituto de Física (IF) da USP realiza o 15º Encontro USP-Escola. Realizado duas vezes ao ano, trata-se de um programa que oferece cursos gratuitos para a atualização de professores dos ensinos fundamental e médio, apresentando aos participantes variados temas e abordagens pedagógicas, com o intuito de responder demandas atuais da escola básica. Desde 2007, quando o projeto começou, mais de 5 mil professores foram requalificados.

Para participar, o interessado deverá realizar a sua inscrição até as 12 horas do dia 21 de novembro, pela página do evento, na qual o candidato encontrará o regulamento, a ficha de inscrição e a lista dos cursos, dos quais terá de selecionar apenas um.

Candidatos portadores de deficiência auditiva poderão ter acompanhamento de intérprete. Cada curso possui um número variável de vagas, que serão sorteadas e divulgadas em 30 de novembro. Havendo desistências, ocorrerão novas convocações, através de listas de espera.

Ao todo, há 22 cursos oferecidos nos cinco dias de encontro, em unidades, museus e institutos do campus da Cidade Universitária, localizado no bairro do Butantã, em São Paulo. Das 8 às 17 horas, palestras e debates serão ministrados para professores do ensino básico, com temas que envolvem todas as áreas do conhecimento.

Serão 22 cursos oferecidos nos cinco dias de encontro – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Esses conteúdos, produzidos a partir de pesquisas realizadas ou em andamento na Universidade, são transmitidos ao educadores das escolas, incentivando a busca por um olhar investigativo; os professores das escolas trazem demandas de atualização das diversas disciplinas, metodologias para o ensino em sala de aula, bem como a preparação de atividades pedagógicas.

Além dos cursos, o professor que desenvolveu atividades em sala de aula e gostaria de dividir suas experiências com outros participantes poderá compartilhá-las nas atividades de final de tarde (das 17h30 às 19h), entre os dias 16 e 19 de janeiro. Para tanto, o interessado deverá preencher um formulário, fornecendo informações como tema, local e número de vagas da oficina.

Para a coordenadora do Encontro USP-Escola, Vera Bohomoletz Henriques, o evento “permite que a universidade pública dialogue com a escola pública”. Assim, afirma a professora do IF, “são cinco dias de intenso compartilhamento, entre universidade e escola, como também entre professores de escolas de diversas regiões do Estado de São Paulo, ou até do Brasil”.

Informações

As informações sobre cada um dos cursos (ministrante, local onde será ministrado, carga horária, público alvo, nº de vagas, conteúdo e

objetivos) poderão ser acessadas em http://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/curso. Também é possível tirar dúvidas enviando e-mail para encontro.usp.escola@usp.br. Confira, abaixo, o calendário das atividades.

.