USP em Bauru seleciona crianças que precisem de aparelho dentário

Faculdade de Odontologia também procura voluntários com dificuldade de engolir

 08/06/2017 - Publicado há 7 anos
Foto: Pedro Bolle / USP Imagens

A disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP está selecionando pacientes para tratamento ortodôntico/ortopédico interceptivo (aparelho dentário) na faixa etária de 7 a 11 anos.

O professor Guilherme Janson, chefe do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva, informa que serão selecionados os casos que apresentarem má oclusão, com as seguintes características:

  • Paciente com mordida invertida nos dentes posteriores (mordida cruzada posterior)
  • Paciente com céu da boca (palato) fechado (maxila atrésica)
  • Paciente com teve hábito de sucção (chupar o dedo ou chupeta)

Os interessados deverão comparecer na Clínica do Ortodontia, para exame clínico, em um dos seguintes dias: 14, 21 e 22 de junho, às 8 horas.

Dificuldades para engolir

Um estudo sobre deglutição, também da FOB, seleciona voluntários, que devem procurar a unidade até 30 de junho.

Atendimento odontológico – Foto: Denise Guimarães/ USP Imagens

Para participar é necessário que o paciente já tenha realizado tratamento de câncer de boca há no mínimo três meses. Os interessados serão avaliados e, caso seja encontrado problema para ingerir alimentos, o voluntário será encaminhado para um teste de tratamento com eletroestimulação.

Os voluntários não poderão apresentar diagnóstico de doença neurológica, ter marcapasso, ter sido submetido ao procedimento cirúrgico de laringectomia total ou parcial ou ter sido reabilitado com prótese de palato.

Para a avaliação dos casos, os interessados deverão agendar entrevista com a fonoaudióloga Danila Rodrigues Costa, no telefone (18) 99778-6123 ou (14) 3235-8229.

A FOB está localizada na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Com informações da Assessoria de Comunicação da FOB


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.