FOTORREPORTAGEM

FOTORREPORTAGEM

USP aproxima jovens meninas das grandes estrelas

Embora acordar cedo para aprender algo novo seja rotina para boa parte dos jovens em fase escolar, as meninas que encheram o anfiteatro do Instituto Oceanográfico (IO) da USP no sábado, dia 10 de novembro, sabiam que estavam indo além, trocando o descanso da rotina semanal por algo a mais.

No segundo encontro do “Meninas com Ciência” no estado de São Paulo que, neste ano, ocorreu na USP, jovens entre 10 e 15 anos levantaram cedo para aprender ciência. Mais especificamente, as estudantes tiveram a manhã preenchida pelas estrelas, aquelas que povoam o Universo e têm ciclos de vida tão complexos quanto interessantes.

Em uma série de palestras e atividades, as meninas foram encorajadas a pensar como cientistas e, quem sabe, descobrir uma futura vocação profissional. Tudo isso, sob a tutela de mulheres que já ocupam posições de destaque em diversos campos científicos.

Em uma fotorreportagem, o Jornal da USP fez o registro de uma manhã especial em que, mesmo com tempo nublado, a ciência brilhou.

Reportagem e Fotos: Cecília Bastos e Denis Pacheco  |  Diagramação: Caio de Benedetto

O “Meninas com Ciência – 2ª edição SP” é um evento gratuito destinado a meninas em fase escolar e realizado no Instituto Oceanográfico (IO) da USP.

O curso conta com a colaboração de grandes cientistas da USP (do IO, IAG, ICB e FM) e outras universidades paulistas parceiras, como a UFSCar, a UFABC e a PUC-CAMP.

Entre os temas abordados em cada um dos dias do evento estão Oceanografia, Engenharia Elétrica, Astronomia, Neurociências, Microbiologia, Zoologia, Paleontologia, Astrobiologia, Farmacologia e Educação.

Pela primeira vez na capital paulista, essa edição possui uma grande diversificação nos temas abordados, inserindo exemplos de atuação de mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, tradicionalmente carentes da presença feminina.

A principal motivação do projeto é mostrar o papel de uma mulher cientista em diferentes áreas de atuação, abrindo os horizontes dessas meninas e humanizando a figura de uma cientista.

Para o curso, foram selecionadas 50 meninas entre o 5º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.

Na USP, o evento é coordenado pela professora Camila Negrão Signori, do IO, além de contar com mais de uma dezena de professoras e especialistas voluntárias.

Construindo seu próprio espectrógrafo, as meninas aprenderam na prática como o instrumento dispersa a luz de um objeto em seus comprimentos de onda componentes para que possam ser analisados.

O objetivo também é incentivar a valorização e o reconhecimento do papel de educadores e cientistas para o desenvolvimento de um país.

Também foram selecionadas 15 monitoras que estão, atualmente, na graduação em universidades paulistas.

No dia 10 de novembro, as meninas se reuniram para aprender os princípios fundamentais da Astronomia, em especial, sobre o ciclo de vida das estrelas, com a professora Elysandra Cypriana, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Oficialmente, o evento “Meninas com Ciência” teve seu lançamento no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2016, onde abordou temas da Paleontologia e Geologia.

Além disso, o evento conta com diversas atividades práticas. No dia 10, a pesquisadora Larissa Takeda ministrou uma oficina de espectrografia, uma área de estudos que faz a aplicação da fotografia ao registro dos espectros luminosos.

No final de 2017, ocorreu o primeiro “Meninas com Ciência – SP”, coordenado por pesquisadoras da UFSCar em Sorocaba.

O curso abrange palestras e atividades práticas e acontece durante 5 sábados em período integral (das 9 às 17h).

[Sassy_Social_Share]