USP ajuda alunos de escolas públicas a se prepararem para vestibular

Competição USP de Conhecimentos recebe inscrições até dia 12 de abril; iniciativa é para a rede pública de educação do Estado de SP

19/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 21/03/2019 as 17:42
Alguns dos alunos premiados pelo Vem pra USP! durante evento na cidade de Pedreira. Mais de 60 estudantes da região foram contemplados – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Os jovens de escolas públicas do Estado de São Paulo podem contar com o apoio da USP em sua preparação para o vestibular. Basta se inscrever na Competição USP de Conhecimentos, a CUCo, até dia 12 de abril neste link.

A iniciativa integra o Vem pra USP!, uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a Universidade e a Fuvest para incentivar os estudantes da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior.

Só no ano passado, estudantes de 528 municípios foram premiados na competição. O programa valoriza o mérito em cada escola, em cada série do ensino médio

Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP e idealizador da CUCo

Pode participar da CUCo quem está no 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio ou técnico. A competição é um desafio com duas provas aplicadas pela Fuvest, a mesma fundação responsável pelo vestibular da USP. “Por meio da CUCo, os estudantes têm acesso ao site e ao sistema de inscrições da Fuvest, além de provas com conteúdos que também são cobrados em outros processos”, explica o diretor executivo da Fuvest, Renato Sanches Freire. “É uma ótima forma de o aluno do ensino médio público paulista se preparar para o vestibular.”

Confira o depoimento de quem fez a CUCo e hoje é aluno da USP:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=47t1hSFeKA8&width=600&height=338&rel=0[/embedyt]

A primeira fase da competição é on-line, com testes de múltipla escolha sobre língua portuguesa, conhecimentos gerais, ciências e matemática. Aqueles com melhor desempenho avançam para a segunda fase, que é presencial. O conteúdo inclui testes de português, matemática, ciências e atualidades. Os mais bem classificados dos três anos do ensino médio e técnico recebem prêmios.

Entre as premiações, estão monitoria de matemática pela internet com universitários uspianos; para alunos do 3º ano, a isenção da taxa do vestibular da USP, organizado pela Fuvest; certificados; para alunos do 1° e 2° anos, bolsas Santander de iniciação científica na Universidade; oportunidade de concorrer a vagas de estágios do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola); visitas à USP e prêmios para os professores, escolas e grêmios estudantis.

A CUCo é uma maneira de aumentar a inclusão na Universidade e aproximar a USP das escolas públicas, um papel importante a ser cumprido

[Edmund Chada Baracat, pró-reitor de Graduação da USP]

Para a inscrição, os estudantes precisam preencher um formulário e informar o número do CPF e RG. O modelo é o mesmo da prova do vestibular da Fuvest. Depois de realizar a inscrição, até 12 de abril, o participante da CUCo pode fazer a prova on-line a qualquer hora entre os dias 22 e 26 de abril.

A segunda etapa é para quem conquistou um bom desempenho na prova pela internet. Ela será no dia 6 de junho, às 8 horas, na própria escola onde o jovem estuda.

O coordenador da CUCo, Herbert Alexandre João, destaca que “a competição é inclusiva e os estudantes concorrem apenas em sua própria escola, ou seja, todas as escolas podem ter estudantes premiados. Estão previstos mais de R$ 500 mil em prêmios e isenções na taxa de inscrição do vestibular organizado pela Fuvest”.

O que é a CUCo?
A Competição USP de Conhecimentos (CUCo) é um desafio criado exclusivamente para os estudantes da rede pública do Estado de São Paulo e é parte do programa Vem pra
USP!

Quem pode participar?