Publicação traz informações práticas a produtores rurais

Série Produtor Rural, da USP em Piracicaba, está disponível gratuitamente pela internet

 16/08/2017 - Publicado há 7 anos
Publicações podem ser acessadas gratuitamente pela internet – Foto: Gerhard Waller/Esalq

Motivar produtores e trabalhadores rurais para leitura, por meio de textos curtos, ilustrados e de linguagem acessível, com o propósito de estabelecer uma conexão entre a pesquisa e a extensão. Essa é a base conceitual da Série Produtor Rural (SPR), publicação editada pela Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP em Piracicaba, desde 1997.

“A SPR foi criada durante o Projeto Exagri, patrocinado pela Fundação Kellog”, conta Marcia Regina Migliorato Saad, chefe da biblioteca.

Durante a abertura da segunda Semana da Escrita Científica da Esalq, no dia 7 de agosto, Marcia fez um resumo dos 20 anos da publicação, pontuando o processo evolutivo que levou a série ser uma referência de conteúdo informativo sobre culturas agrícolas e técnicas de manejo não somente não somente para o homem do campo.

“Em 2011, a pedido da Funai, a coleção da SPR foi enviada para 7 etnias de comunidades indígenas em Colíder, Mato Grosso, próximo às divisas com Pará e Amazonas e, em 2014, enviamos uma coleção completa para Biblioteca Comunitária de Barra Grande, Península do Maraú, na Bahia, por solicitação dos assentados na região”.

A partir do nº 14, a SPR começou a ser produzida no Serviço de Produções Gráficas da Esalq e, desde 2012, passou por uma repaginação gráfica, ganhando novo layout, capa e ilustrações em cores.

Data foi celebrada na abertura da Semana da Escrita Científica – Foto: Gerhard Waller/Esalq

Em 2007, a publicação ultrapassou as fronteiras brasileiras e chegou à Europa, quando ocorreu a primeira venda para um leitor na Espanha, mas o campeão de vendas é o nº 33, de 2006, o Manual de Desidratação Solar de Frutas, Ervas e Hortaliças, com cerca de 1.500 exemplares vendidos.

“A comercialização, no entanto, não é o mote do projeto e para ampliar o acesso, em 2012, passamos a oferecer download gratuito no site da Divisão de Biblioteca”. Esse processo permitiu, por exemplo, que a Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural passasse a fornecer aos seus associados, os arquivos em PDF da coleção completa da Série Produtor Rural.

Futuro

Em 20 anos, já foram publicados 64 exemplares e o próximo tema será um número especial sobre Orquídeas. Em outubro, a SPR será apresentada em um congresso em Fortaleza, no Ceará, que terá como tema sobre o desempenho das bibliotecas e o cumprimento da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

Para acessar todos os exemplares da Série Produtor Rural clique aqui. Outras informações pelo e-mail biblioteca.esalq@usp.br.

Caio Albuquerque/ Divisão de Comunicação da Esalq


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.