Projeto promove encontro de alunos com consultores internacionais

Enactus CAASO-USP fez parceria com IBM para que jovens pudessem conversar sobre carreira e futuro profissional

30/03/2017 - Publicado há 7 anos
Time Enactus CAASO-USP com consultores da IBM - Foto: Amanda Zanatta
Time Enactus CAASO-USP com consultores da IBM – Foto: Amanda Zanatta

.
Cerca de 200 alunos de segundo e terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Jesuíno de Arruda, em São Carlos, puderam conversar sobre autoconhecimento, vocação, trabalho, carreira e perspectivas para o futuro com 12 consultores de dez países (China, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Irlanda, República Checa e Turquia) da empresa norte-americana da área de tecnologia da informação IBM.

A ação foi uma parceria da empresa com o time Enactus CAASO-USP realizada na última sexta-feira, 24 de março. A Enactus é uma rede internacional constituída por jovens universitários que tem por objetivo possibilitar a melhoria de vida de comunidades que tenham alguma necessidade específica através de ação empreendedora, aplicando em projetos socioambientais o conhecimento adquirido na sala de aula. No caso da Enactus CAASO-USP, ela é formada por diversos alunos do campus da USP em São Carlos.

Segundo Matheus Bragalia, aluno de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e coordenador de marketing do time, “o encontro foi, sem dúvida alguma, uma experiência única para os alunos, consultores e também para nós, membros do time Enactus CAASO-USP”.

20170328 Enactus CAASO USP 2 (2)
Parte dos estudantes da escola Jesuíno de Arruda com um dos consultores da IBM – Foto: Divulgação

Os estudantes do ensino médio elaboraram mais de uma centena de perguntas aos consultores e participaram de grupos de conversa durante duas horas. Além dos temas propostos, foram abordados aspectos específicos da cultura dos países dos consultores. Os jovens também tiveram oportunidade de ter contato com outras línguas e fazer questionamentos sobre o mercado de trabalho fora do Brasil.

Chamado de Community Service Day, o encontro é parte integrante do Corporate Service Corps (CSC), programa lançado pela IBM em 2008 como uma ferramenta para o desenvolvimento de lideranças globais. Em equipes de 8 a 15 pessoas, os profissionais selecionados atuam em mercados emergentes junto a governos, sociedade civil e líderes empresariais para colaborar de forma voluntária na solução de questões críticas, tais como educação, saúde e desenvolvimento econômico.

Em 2017, São Carlos foi escolhida para ser a sede da 21ª edição do CSC. Quatro projetos de instituições da cidade foram selecionadas para receber consultoria da empresa.

São eles: Desenvolvimento de um plano de ação, modelo de escalabilidade e plano de expansão para o programa Inclusão Digital e Robótica, do Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP; Assessoria à Coopervida (Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos) na criação de um plano de negócios e marketing, fortalecendo sua capacidade de negócios e o Programa de Coleta Seletiva da UFSCar;  Desenvolvimento de diagnóstico, plano estratégico e de ação para fortalecimento de ecossistema para o Programa de Empoderamento das Mulheres em Negócios e Inovação no Instituto Inova; e Diagnóstico e codesenvolvimento de um roadmap para gestão de processos e recursos das Apaes do Estado de São Paulo, tendo a Apae de São Carlos como projeto piloto.

Leia mais: Projeto de robótica e inclusão digital da USP recebe apoio da IBM

Com informações da Assessoria de Imprensa da IBM