Projeto da USP ganha prêmio de destaque ambiental em Piracicaba

Programa Ponte receberá prêmio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) na próxima sexta-feira

01/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 30/06/2016 as 9:09

Nesta sexta-feira, 3 de junho, data em que comemora 115 anos de fundação, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP será premiada na cerimônia da 18ª edição do Prêmio Destaque Ambiental Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Piracicaba.

A láurea será entregue aos representantes do Programa Ponte, programa de extensão que, desde 2007, realiza intervenções educacionais de caráter interdisciplinar, vivencial, experimental e crítico em escolas estaduais de Piracicaba. O Ponte atua com educação ambiental em projetos que procuram contribuir para o desenvolvimento de relações de ensino-aprendizagem na escola e na universidade que estimulem o pensamento crítico, a participação ativa, a curiosidade, a expressividade, a criatividade, o espírito questionador, a esperança, a solidariedade e o amor. Mais especificamente, a iniciativa premiada pelo COMDEMA será o projeto “Ensino médio, biocombustíveis e meio ambiente” financiado pela Finep.

Segundo os estudantes da Esalq Filipe Rafael Salvetti Nunes e Roberta Sabbagh, que coordenam as atividades práticas, a premiação valoriza o trabalho do grupo. “Fazer a Ponte entre a universidade e as escolas estaduais do município, abordando a temática de meio ambiente em comunidades locais é muito gratificante para toda a equipe envolvida no projeto. Receber esse prêmio indica que estamos no caminho certo e nos motiva a seguir em frente”.

O Ponte tem também a coordenação do professor Antonio Carlos Azevedo, do Departamento de Ciência do Solo, que considera a premiação muito importante. “Levando-se em conta que nossa atuação se dá em escolas estaduais e o COMDEMA é um órgão municipal, então esse reconhecimento mostra-se idôneo, o que nos deixa muito gratificado”.

O Prêmio do COMDEMA tem o objetivo de destacar as principais iniciativas socioambientais de cidadãos, empresas privadas e organizações públicas, instituições de ensino e do terceiro setor que, por meio de projetos e desenvolvimento de atividades, contribuam para a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida no município de Piracicaba.

Além da Esalq, premiada na categoria Instituição de Ensino, serão reconhecidos Benedito Ferreira Alves (Projeto Meio Ambiente Minha Vida – categoria Cidadão), MDM Preservação Ambiental (Projeto Educação Ambiental e Ação Social, os pilares da sustentabilidade – categoria Empresa) e o Instituto Florestal (Projeto EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais – categoria Organização Pública). A cerimônia ocorrerá as 19 horas, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), localizada na rua do Rosário, 700, no Centro.

Da Divisão de Comunicação da Esalq