Projeto da USP estimula debate consciente e pensamento crítico

Público e comunidade uspiana podem aprimorar oratória e técnicas de persuasão no USP Debate; inscrições abertas até 9 de março

28/02/2019 - Publicado há 5 anos
USP Debate é composto de um time de debatedores e uma coordenação – Foto: Divulgação / USP Debates

Se você gosta de debater assuntos de interesse geral e quer aprimorar sua oratória e suas técnicas de persuasão, pode participar do USP Debate que está abrindo processo seletivo para 2019. O projeto social, que surgiu em 2014, é composto tanto de alunos da graduação e pós-graduação quanto de pessoas não vinculadas à USP, promovendo debates abertos ao público. As reuniões, semanais, ocorrem aos sábados de manhã.

As inscrições para participar da seleção devem ser realizadas até o dia 9 de março, às 23h59, por meio deste link. As reuniões do grupo vão desde apresentações técnicas de debate a exercícios de fala e linguagem corporal. O processo seletivo possui três categorias. No momento da inscrição, é escolhida uma das modalidades. São elas:

• Membros da Gestão: podem atuar em qualquer uma das frentes (Debates Abertos, Extensão ou Competições) e que pensam no projeto como um todo, definindo estratégias, projetos, campeonatos e preparando os Debates Abertos para que os interessados debatam e discutam;
  • Debatedores do Time de Competições: estudam diversos temas, treinam teoria e prática de debates e podem representar a USP nos campeonatos;
  • Facilitadores da Área de Extensão: estudam teorias de argumentação, refutação, oratória, retórica e questões afins para levarem dinâmicas aos estudantes.

As áreas, no entanto, possuem fortes relações entre si. Debatedores do Time podem ser convidados a participar de dinâmicas de Extensão e dos Debates Abertos, assim como os Facilitadores podem, eventualmente, participar de debates do time, como forma de preparação para as aulas. O que se espera dos membros é dedicação quanto aos compromissos assumidos e comprometimento consigo e com a equipe.

Os debates abertos são realizados periodicamente com participação livre de toda comunidade universitária – Foto: Divulgação / USP Debates

O projeto, que começou por iniciativa do então aluno de graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Henrique Vitta, passou por importantes evoluções institucionais ao longo do tempo. As mais significativas foram a criação do Time de Competições, que seleciona debatedores que treinam e se preparam para representar a Universidade nos campeonatos de debate, e a criação da Área de Extensão, que seleciona facilitadores para atuar com cursinhos populares e escolas públicas e particulares.

+ Mais

USP Debate incentiva argumentação e tolerância na Universidade

Atualmente, entidades brasileiras vêm aprimorando o repertório e as técnicas do debate a fim de difundir essa prática já consagrada em diversos países. Nas reuniões do grupo, são debatidos temas atuais por meio do modelo Parlamento Britânico adaptado, no qual participantes são divididos aleatoriamente entre defesa e oposição, independente de seu posicionamento pessoal.

Se você tem interesse em promover o debate na Universidade, melhorar suas habilidades de oratória e argumentação, impactar positivamente a sociedade e conhecer pessoas de diversos institutos, confira o edital e o formulário de inscrição neste site.