Professores da rede pública aprendem computação e robótica na USP

Aulas práticas contam com kits robóticos financiados por centro de pesquisa da Universidade em São Carlos

20/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/04/2018 as 11:40
Foto: Assessoria de Comunicação - CeMEAI
Professores aprendem como é a estrutura básica de um robô – Foto: Assessoria de Comunicação – CeMEAI

Aprender para ensinar. Desde o dia 11 de março, professores de ensino médio da rede pública estão cursando aulas de computação e robótica na USP em São Carlos para poder trabalhar esses conhecimentos com seus alunos.

Alguns deles, inclusive, relatam que as escolas recebem kits robóticos, mas que acabam ficando encostados, por não haver professores capacitados para utilizá-los.

Os cursos são gratuitos e oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. As aulas seguem até 27 de maio. Veja a reportagem sobre a iniciativa:

00_zero

O curso de computação envolve conceitos de programação, mostrando aos alunos estruturas de construção de algoritmos e de linguagens de programação. Já o curso de robótica explica como é a estrutura básica de um robô, apresentando os vários componentes que o compõe, como sensores e atuadores. Os participantes também aprendem princípios de montagem e programação de robôs, com atividades práticas usando um kit robótico que tem financiamento do Cepid-CeMEAI, via Fapesp. O curso conta também com o apoio do Centro de Robótica da USP em São Carlos (CROB).

A coordenação é da professora do ICMC e pesquisadora do Cepid-CeMEAI Roseli Aparecida Francelin Romero. “Nós queremos investir bastante na formação dos professores pra que eles possam trabalhar com seus alunos, possam criar soluções novas, metodologias novas de ensino, usando a robótica”, comentou Roseli.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Com informações de Raquel Vieira, Comunicação CeMEAI