O que faz da relatividade a teoria mais famosa do mundo?

Curso oferecido na USP é voltado a estudantes do ensino médio e vai explicar a teoria desenvolvida por Einstein

 20/08/2018 - Publicado há 6 anos
Cartaz de divulgação do Instituto de Física da USP

Nos meses de setembro e outubro será realizada a primeira edição do curso Einstein e o jogo da relatividade. Idealizado pela professora Fabiana Kneubil, do Instituto de Física (IF) da USP, o curso é gratuito e voltado para estudantes de ensino médio.

São oferecidas 40 vagas. No mínimo 30 delas são reservadas para estudantes da rede pública. As inscrições devem ser realizadas por professores até o dia 2 de setembro pelo site. Cada professor pode inscrever até três estudantes por colégio, com indicação de ordem de prioridade. Destes três, ao menos um deles deverá se identificar com o sexo feminino. Em caso de indicação de alunos de mais de um colégio, o professor deve realizar uma nova inscrição.

Após a inscrição, o aluno será contatado pela Comissão de Cultura e Extensão do IF por e-mail, para confirmar o interesse pelo curso. Ele deve se manifestar até o dia 5 de setembro para garantir a vaga.

O regulamento completo para participação no curso deve ser acessado neste endereço.

O objetivo da iniciativa é aprofundar conceitos de física moderna, especialmente da teoria da relatividade restrita, além de dar oportunidade para que os estudantes entrem em contato com a física contemporânea, de forma a valorizar o conhecimento e incentivar a busca por carreiras científicas e tecnológicas.

As aulas serão realizadas às quintas feiras, das 13h30 às 17 horas, nos dias 13, 20 e 27 de setembro e dias 4 e 11 de outubro, no Instituto de Física da USP, localizado na Rua do Matão, 1.371, na Cidade Universitária, em São Paulo-SP.

Mais informações: e-mail ccex@if.usp.br

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.