Na USP São Carlos, curso prepara alunos para a Olimpíada de Robótica

Iniciativa apresentará conceitos básicos sobre montagem e programação de diversos robôs

  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  
Preparar as equipes para que se tornem mais competitivas é um dos objetivos do curso – Foto: Denise Casatti/ICMC

.
Estão abertas as inscrições para o curso Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade Prática. Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o curso será realizado de 5 a 26 de maio, aos sábados, das 9 às 12 horas.

A iniciativa é destinada a alunos do ensino fundamental II (do 5º ao 9º ano) e do ensino médio (do 1º ao 3º ano) de escolas públicas e particulares, que tenham interesse em participar das competições da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Também podem participar professores e pais que se tornarão técnicos das equipes que disputarão a OBR.

O objetivo do curso é preparar as equipes participantes a fim de que se tornem mais competitivas, fornecendo conceitos básicos sobre montagem de diversos tipos de robôs comumente usados nas competições da OBR (Pete, LegoMindstorm e Arduino). Também serão apresentados princípios de programação e realizados vários exercícios práticos com os robôs.

Há 100 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas até o dia 2 de maio ou enquanto houver vagas, no formulário eletrônico disponível neste link. A taxa de inscrição é de R$ 15 e também deve ser paga via boleto, que será gerado pelo sistema de inscrição, até 2 de maio. Para efetivar a inscrição, o participante deve enviar o comprovante de pagamento bem como o atestado de matrícula da escola que frequenta para o e-mail ccex@icmc.usp.br.

Caso o estudante possua o kit de robótica utilizado nas competições, é desejável que traga para o curso, pois existe um número limitado de kits para empréstimo. Coordenado pela professora Roseli Romero, do ICMC, o curso será ministrado pelos alunos de pós-graduação e graduação: Adam Moreira, Daniel Tozadore, Guilherme Moreira e Maria Luiza Telles. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Robótica de São Carlos (CRob)..

Inscreva-se na Olimpíada

Vale lembrar que a participação no curso não garante a inscrição na OBR. Para participar da Olimpíada, é preciso se inscrever gratuitamente no site da competição até dia 18 de maio, onde também está disponível o manual de inscrições.

Os inscritos na modalidade prática deverão participar de eventos regionais e, conforme sua classificação, das etapas estaduais e da final nacional, que ocorrerá em João Pessoa, em novembro de 2018. Em São Carlos, a etapa regional da OBR acontecerá dias 16 e 17 de junho, no salão de eventos do campus da USP.

A novidade deste ano é que, além dos níveis 1 e 2 (alunos do fundamental e médio), haverá um terceiro, o nível zero, voltado a alunos de 1° a 3° ano do ensino fundamental, com idade entre 6 e 8 anos. O objetivo dessa mudança é difundir a robótica como estratégia de educação a ser aplicada desde o início do ciclo educacional.

Curso: Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade Prática
Inscrições:
 até 2 de maio ou enquanto houver vagas via formulário eletrônico
Aulas: de 5 a 26 de maio, aos sábados, das 9 às 12 horas
Onde: ICMC – Av. Trabalhador São-Carlense, 400, área I do campus da USP, no centro de São Carlos
Mais informações: (16) 3373.9146 ou e-mail ccex@icmc.usp.br
Saiba mais sobre a OBR: www.obr.org.br
Página da competição no Facebook: www.facebook.com/OBRobotica

Denise Casatti / Assessoria de Comunicação do ICMC

 

  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados