Hospital Veterinário da USP realiza evento gratuito no Parque Villa-Lobos

Atividade busca conscientizar sobre o bem-estar dos pets na saúde das famílias e informar sobre a atuação do médico veterinário

03/02/2017 - Publicado há 7 anos
Sábado de Assistência à Saúde da Família na Veterinária - Foto: Comunicação FMVZ
Sábado de Assistência à Saúde da Família na Veterinária realizado em 2015 – Foto: Comunicação FMVZ

No dia 4 de fevereiro, a partir das 10 horas, o Hospital Veterinário (Hovet) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP realiza no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, a terceira edição do Sasf Vet – Sábado de Assistência à Saúde da Família na Veterinária. O evento é aberto ao público de todas as idades e seus respectivos animais de estimação. Abordará o conceito de Saúde Única, que traduz a importância da união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental.

Os temas tratados serão: guarda responsável, zoonoses, segurança alimentar e produção animal, além de medicina preventiva e prevenção de acidentes relacionados aos pets. Também serão oferecidas atividades como pintura de rosto, montagem de balões em formato de bichinhos, balões de gás hélio e confecção de brinquedos de sucata. Às 11 e às 15 horas serão apresentadas peças teatrais sobre posse responsável com a participação de membros do Projeto Santuário (que tem o objetivo de promover a boa convivência entre seres humanos e animais por meio de ações educativas).

O Sasf Vet é organizado pelo programa de Residência Multiprofissional do Hovet e permite que os residentes desempenhem um importante papel social como agentes multiplicadores científicos e de saúde pública.

O Hospital Veterinário, criado em 1998, é considerado o maior da América Latina. Atende a uma média de 33 mil casos clínicos (dos quais 25% são de alta complexidade e encaminhados por outras instituições brasileiras) e 49 mil exames laboratoriais e de imagens. Reúne os serviços de cinco departamentos da FMVZ-USP e tem como objetivo o atendimento de casos de interesse didático e científico. Os pacientes são variados, com destaque para cães, gatos, equinos, ruminantes, aves e animais silvestres.

A Residência em Medicina Veterinária integra um programa do Ministério da Educação que disponibiliza bolsas de treinamento em diversas áreas da saúde. O objetivo é a formação de profissionais conscientes de seu papel social e capacitados para a promoção da saúde coletiva.

Projeto Santuário

O Projeto Santuário é um projeto educativo de extensão universitária, criado em 2009, cujas ações são apresentadas na forma de peças teatrais infantis, realizadas em escolas, e palestras para adultos (trabalhando paralelamente aos mutirões de castração realizados por ONGs em parceria com a Secretaria de Saúde de São Paulo), além de publicações em meio acadêmico. Emprega os princípios da Medicina Veterinária do coletivo para o manejo das populações de animais urbanos, com o objetivo principal de capacitar o estudante a promover a boa convivência entre seres humanos e animais e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Evento: III Sasf Vet
Quando: 4 de fevereiro
Local: Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05461-010 – Telefone: (11) 2683-6302