Férias na USP em São Carlos tem astronomia e experimentos científicos

Universidade possui diversas atrações gratuitas na cidade

04/07/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 06/07/2017 as 10:22

Atualizado em 6 de julho, às 10h24

Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos tem atividades de férias – Foto: Francisco Emolo

O mês de julho chegou e a USP em São Carlos tem programação de férias e espaços que podem ser visitados. O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), localizado no centro da cidade em um prédio histórico de 1902, preparou diversas atividades, principalmente para crianças e jovens. E o melhor: tudo de graça!

Para quem gosta de filme, o Cineclube do CDCC tem uma seleção especial em homenagem ao pioneiro dos efeitos visuais Ray Harryhausen (1920-2013). Ele foi um profissional da área de animação stop motion, técnica de animação onde os modelos são fotografados quadro a quadro. Tornou-se, em meados do século XX, o principal técnico da área na indústria do cinema americano.

O animador e pioneiro dos efeitos especiais Ray Harryhausen em foto de junho de 2010 ao lado de modelo ampliado de Medusa usada no filme “Fúria de Titãs”, de 1981 – Foto: Peter Macdiarmid/Getty Images

Entre seus filmes mais famosos estão O Monstro do Mar Revolto, sobre um polvo gigantesco que ataca São Francisco; Invasão dos Discos Voadores, sobre, aliens, e A 20 Milhões de Milhas da Terra, no qual Harryhausen cria um monstro que vai se agigantando a medida que o filme evolui, e que no clímax duela com um elefante, tudo em stop motion. Seu trabalho mais conhecido é Fúria de Titãs de 1981 que foi refilmado em 2010 já em plena era da computação gráfica.

As sessões são gratuitas e ocorrem todos os sábados (8, 15, 22 e 29 de julho), às 20 horas. O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro, São Carlos. Após a exibição, participe do bate-papo sobre o filme com a equipe do Cineclube e demais participantes.

Tarde de Férias

De 10 a 15 de julho, crianças e adolescentes podem aproveitar suas tardes em diferentes atividades no CDCC, como oficinas de artesanato, experimentos, jogos, contação de histórias, observação astronômica do Sol, zootrópio, vídeos e recreação. A programação completa, está disponível aqui.

O público ainda pode curtir as “atrações fixas” do  Centro de Divulgação Científica e Cultural. Há Jardim da Percepção no qual o visitante vivencia e compreende cientificamente temas do nosso cotidiano, como a gravidade, o som, o peso, a temperatura, além de saber mais sobre o bioma Cerrado no Espaço Vivo de Biologia.

Equipamentos instalados no CDCC permite visitante conhecer fenômenos físicos – Foto:

Já o Espaço de Física traz experimentos que demonstram fenômenos físicos que podemos encontrar em nosso dia a dia. Possui cartazes e objetos que focam o tema “Energia elétrica: de onde vem, para onde vai”! As atrações estão abertas de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas. Mais informações aqui.

Observatório Astronômico

Observatório permite olhar céu à noite e de dia – Foto: José Braz/CDCC

Integra ainda o CDCC, o Observatório Astronômico Dietrich Schiel, localizado no campus I da USP em São Carlos. O público pode conferir o Jardim do Céu na Terra, com observações de dia e à noite.

Todas as sexta-feiras (exceto feriados e pontes de feriados) das 14 às 17 horas, monitores ajudam os vistantes com os dispositivos interativos do observatório, como semiesfera armilar, totem lunar, constelação do Cruzeiro do Sul, constelação de Orion, Sistema Solar em escala, telúrio, lunário.

Às sextas-feiras, sábados e domingos, das 20 às 22 horas, há observação noturna com telescópios e equipe para tirar dúvidas sobre os astros. Confira a programação para o mês de julho.

No Domingo Solar, visitante pode observar o sol com segurança – Foto: José Braz/CDCC

Em dois domingos mensais: segundo (das 10 às 12 horas) e último (14 às 16 horas), há observações do Sol com diferentes métodos. Clique aqui para mais informações sobre Domingos Solares.

Para chegar ao observatório, tem a entrada de pedestres do campus da USP 1 na Rua Doutor Carlos Botelho, 1.465, Centro.  A fachada do observatório está na confluência da Rua Doutor Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Museu de Computação

Dentro do campus I da USP em São Carlos, o público encontra o Museu de Computação Professor Odelar Leite Linhares. Criado em 1978, ele fica no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). No acervo, mais de 200 instrumentos de cálculo numérico, dentre ábacos, réguas de cálculo, calculadoras e computadores.

Museu da Computação fica no ICMC, no campus 1 da USP em São Carlos – Foto: Reinaldo Mizutani/ICMC

O público pode conferir as atrações do museu, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas. A visitação é gratuita.
Centro Cultural

Em julho, o Centro Cultural da USP São Carlos tem recitais de inverno. Para acompanhar a agenda e outras atividades, como exposições, apresentações, cursos e palestras gratuitos, acesse o Facebook.