Feira de inovação busca projetos de impacto para agricultura

Em outubro, a primeira edição da EsalqShow discutirá o futuro do agronegócio com pesquisadores e empresários

02/06/2017 - Publicado há 7 anos
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, em Piracicaba – Foto: Divulgação

De acordo com as projeções da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento da Europa (OCDE), até 2024 o Brasil se tornará o maior exportador agrícola do mundo, ultrapassando o atual líder, os Estados Unidos. Para isso acontecer, a agricultura nacional precisará desenvolver os melhores métodos da área visando ao aumento a produtividade.

Pensando nessa e em outras metas, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP inaugura este ano a EsalqShow, uma feira de inovação que promete reunir empreendimentos de impacto na agricultura.

“No nosso país, há um grande conjunto de feiras com caráter comercial, de excelente qualidade e que, de certa forma, movimenta parte da nossa economia”, diz Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq. “No entanto, poucas são as iniciativas que primam pela inovação e pelo networking, fatores que possibilitam que o conhecimento se transforme em riqueza e oportunidades”, avalia.

Cultura de Trigo – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Com essa missão, a EsalqShow fará parte da programação da 60ª Semana Luiz de Queiroz. O evento será realizado entre os dias 10 e 11 de outubro de 2017, no campus de Piracicaba, com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e da Araiby Feiras e Eventos.

Para o presidente do Conselho Consultivo da feira, Roberto Rodrigues, a EsalqShow atenderá a demanda mundial de aumento da produção de alimentos, o que poderá gerar grandes resultados para o agronegócio brasileiro.

“Precisamos cuidar da logística, da infraestrutura, do crédito, mas sem tecnologia nada disso acontecerá. Portanto, a EsalqShow chega em um ótimo momento, valorizando a inovação. Ela se soma a um horizonte global, pedindo ao Brasil que aumente a produção de alimentos”, afirma Rodrigues.

Cultura de arroz – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Vitrine Esalq: apresentação de projetos e serviços de excelência.

Espaço Inovar Esalq & Cia: feira de projetos de pesquisa, produtos e serviços desenvolvidos pela USP, por instituições convidadas e pela região do AgTech Valley (Vale do Piracicaba). Neste ano, o espaço também contará com um painel sobre agricultura digital. Ambiente favorável para negociações e networking.

Academic Agricultural Alliance Summit: encontro das universidades Top Five em Ciências Agrárias, onde serão elencados desafios e iniciativas da área para os próximos anos.

AgTech Valley Summit: discussões sobre soluções biológicas na agricultura.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Esalq

Mais informações: e-mail esalqshow@fealq.org.br, telefones do Escritório de Relações Institucionais da Esalq (19) 3429-4004 ou Araiby (16) 9-9783-4588