Em visita guiada, público pode conhecer o histórico prédio da FAU

Passeio será no dia 19 de maio, no Edifício Vilanova Artigas, localizado no campus Cidade Universitária, em São Paulo

Por - Editorias: Extensão
Vista interna do Edifício Vilanova Artigas, sede da FAU – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Construído em concreto e vidro, o prédio onde se situa a sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, em São Paulo, é considerado uma das obras-mestras do arquiteto e professor João Batista Vilanova Artigas, junto com Carlos Cascaldi. O prédio foi finalizado em 1969 e, hoje, é patrimônio cultural do Estado de São Paulo.

No sábado, 19 de maio, o público pode conhecer melhor o Edifício Vilanova Artigas em uma visita monitorada com o professor Oreste Bortolli Jr., da FAU. Ele apresentará os aspectos históricos, espaciais e técnicos do projeto e da construção do prédio.

O grupo será composto de 40 pessoas e as inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas através do e-mail cceufau@usp.br, indicando idade, profissão e município de residência. Os registros dos inscritos será por ordem de chegada e todos receberão um e-mail de confirmação.

A visitação está programada para ocorrer entre 14 e 18 horas e contará com a palestra “Considerações a respeito do processo de invenção do prédio”. Na sequência, serão realizadas atividades de leituras gráficas sobre bases, como plantas, cortes e elevações, fotos e desenhos de Artigas.

Outras informações que serão apresentadas: Localização das fotos; Acessos e circulações; Programa e a organização funcional; Estrutura em plantas; Estrutura em corte e organização espacial; Fechamentos em plantas e Síntese do projeto e por fim a visita guiada ao edifício.

O evento faz parte das comemorações dos 70 anos da FAU e integra o Programa Entreartes. Estão programadas outras duas visitas: dia 9 de junho e 7 de julho.

A FAU está localizada na Rua do Lago, 876, campus Cidade Universitária, bairro Butantã, São Paulo.

Com informações da Assessoria de Imprensa da FAU