Em Ribeirão Preto, o cérebro humano é tema de eventos ao público

Entre 12 e 17 de março, especialistas falam do funcionamento e doenças ligadas ao órgão no campus da USP e no INeC

 09/03/2018 - Publicado há 6 anos
Atividades são gratuitas e abertas ao público, que poderá conhecer melhor o funcionamento do cérebro e doenças relacionadas a ele – Foto: Visualhunt

De 12 a 16 de março, em Ribeirão Preto, será realizada a terceira Semana do Cérebro do INeC (Instituto de Neurociências e Comportamento). Formado por neurocientistas ligados à USP em Ribeirão Preto, o INeC há mais de dez anos investe na divulgação de informações sobre o cérebro e essa terceira edição significa “uma oportunidade a mais para expandir os conhecimentos” acerca do funcionamento do cérebro humano.

Durante toda a semana, os mais recentes achados sobre Alzheimer, depressão, ansiedade, metais neurotóxicos, terapias com cannabis, envelhecimento, psicoterapias e exercícios para memória serão apresentados ao público. Todos podem participar. O evento é gratuito e dispensa inscrições, mas os que desejarem receber certificado devem solicitar previamente.

As atividades envolvem palestras, coffee-breaks, exposição neurocientífica e sessão de cinema. Todas na sede do INeC, Av. do Café, 2.450, Monte Alegre, em Ribeirão Preto. Veja a programação completa aqui.

Agressão: criminalidade e biologia do cérebro

Na mesma semana, o campus da USP em Ribeirão Preto recebe a sétima Semana Nacional do Cérebro. Promovida pela Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade (CienArtES), grupo ligado ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, polo Ribeirão Preto, o programa começa dia 12 e vai até 17 de março.

O evento integra uma campanha global anual realizada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain, que reúne universidades, hospitais e diversas organizações durante uma semana para difundir conhecimentos em neurociência e reforçar a importância desse campo de estudos. No Brasil, as atividades estão sob o selo da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC).

Na abertura, às 9 horas do dia 12 de março, neurocientistas e especialistas em Direito apresentam aspectos da “agressão humana” como: criminalidade, medidas punitivas e educativas e as causas biológicas que levam aos crimes. Durante toda a semana, a população poderá participar de mesas-redondas, debates, palestras e até feiras, envolvendo a interação de diferente áreas do conhecimento com a ciência que estuda o cérebro.

As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, e serão realizadas no Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (Ceti-RP) que fica no campus da USP, Rua Pedreira de Freitas, casa 16. Os interessados podem conferir a programação detalhada e realizar inscrições no site do IEA.

Mais informações: (16) 3630-7411/3315-0368, e-mail secretaria@inec-eventos.org

Com informações de Thaís Cardoso, do IEA-Ribeirão Preto


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.