Curso de gestão pública municipal da USP será disponibilizado on-line

Primeiro vídeo já está disponível e traz discussões sobre pacto federativo, número de municípios e reforma tributária

10/05/2017 - Publicado há 7 anos
Rodolfo Fiori e François de Bremaeker debatem gestão pública com a mediação de Humberto Dantas – Foto: Reprodução

.
Quais os principais problemas que atingem as cidades brasileiras e como propor melhorias? As respostas para estas questões são debatidas na aula O município na federação: raio X das cidades, que já pode ser assistida on-line.

Este é o primeiro vídeo do curso sobre gestão pública municipal no Brasil oferecido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP em parceria com a UM BRASIL, plataforma multimídia da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

No debate mediado por Humberto Dantas, que aconteceu no dia 31 de março, François de Bremaeker, coordenador do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, e Rodolfo Fiori, sócio-diretor da Muove Brasil, falam sobre a importância de se entender as competências de cada ente federado na hora de cobrar a atuação de governantes e gestores públicos. Na discussão, pacto federativo, número de municípios e as dificuldades de se discutir reforma tributária no Brasil.

Sobre o curso

Com a coordenação do doutor em Ciência Política, Humberto Dantas, e do professor doutor em Administração Pública, Fernando Coelho, os frequentadores do curso têm a oportunidade de obter noções básicas do conjunto de quesitos legais, conceituais e instrumentais necessários às atividades de um gestor público. As aulas são abertas e gravadas. Elas são realizadas como se fossem uma conversa, que é conduzida pelos professores Fernando Coelho e Humberto Dantas, baseada no formato similar ao de um programa de entrevista filmado.

Confira entrevista realizada pela Rádio USP com os professores responsáveis pelo projeto.

Composto de 14 aulas que serão ministradas às terças-feiras ao longo do primeiro semestre deste ano, o curso é gratuito e realizado no auditório Vermelho da EACH. Mais de 15 convidados e dois docentes da disciplina falarão sobre a realidade das políticas públicas municipais provocados por temas desafiadores. Técnicos, políticos, acadêmicos e pesquisadores se revezarão em aulas compostas de dois momentos distintos. A primeira parte contará com questões técnicas da gestão pública e planejamento e o segundo bloco irá englobar políticas públicas que impactam diretamente a sociedade civil.

As aulas gravadas pelo UM BRASIL são independentes. Entre os temas propostos, destacam-se: O município na federação: raio X das cidades, Inovação e políticas públicas, A educação no município, Parceria público-privada no contexto municipal, Sustentabilidade e meio ambiente e Segurança pública no contexto do município.

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP