Alunos de escolas públicas aprendem biomedicina com universitários da USP

Projeto do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP ensina método científico através de experimentos laboratoriais

Por - Editorias: Extensão - URL Curta: jornal.usp.br/?p=209544
  • 1,5K
Alunos da Escola Estadual Emygdio de Barros participam do Biocientista Mirim – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Escola Estadual Emygdio de Barros, na zona oeste de São Paulo, recebeu o projeto Biocientista Mirim entre os dias 5 e 9 de novembro. A iniciativa leva universitários e professores do Instituto de Ciências Biomédicas
 (ICB) da USP para escolas públicas da cidade de São Paulo, onde realizam atividades experimentais sobre biomedicina. A ideia é ensinar o método científico para os alunos através de experimentos laboratoriais.

Marimar Penteado, professora de ciências da escola, coloca que a ida da USP até as instituições públicas de ensino é fundamental. “Embora os nossos alunos morem aqui do lado da Universidade, eles conhecem apenas o Hospital Universitário e a Faculdade de Odontologia [ambos oferecem serviços gratuitos para o público da região]”.

O dia de biocientista mirim dos estudantes pode ser conferido na reportagem em áudio abaixo:

André Luis Francisco dos Santos Júnior é um dos alunos do ICB que participam do projeto - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Alunos realizam atividade proposta por universitários do ICB - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Renata Furlan é pesquisadora colaboradora da ICB e uma das palestrantes do Biocientista Mirim - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Universitários expõem conteúdo para alunos da Escola Estadual Emygdio de Barros - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Alunos verificam no microscópio material biológico - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Além disso, o projeto também capacita professores dessas escolas para dar uma continuidade às atividades. Alguns alunos ainda podem vir para a USP acompanhar pesquisas científicas.

Para entrar em contato, basta mandar um e-mail para a coordenadora do Biocientista Mirim, professora Ana Márcia de Sá Guimarães, pelo anamarcia@usp.br.

• 1,5K