Exposição leva beleza da vida marinha ao coração de São Paulo

Mostra do CEBIMar pode ser vista na estação República do Metrô de São Paulo até dia 31

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail
A foto do Pomacanthus paru (peixe-frade) compõe a mostra – Foto: Marcelo V. Kitahara

Até dia 31 de agosto, quem passar pela estação República do Metrô, no centro da capital paulista, poderá encontrar camarões, águas-vivas, moluscos e vermes marinhos. Esses e outros seres do mar estão retratados em uma exposição fotográfica organizada pelo Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP .

A mostra foi criada em 2015 para celebrar os 60 anos do centro e já esteve em Caraguatatuba, Ilhabela e no Museu Catavento. Seu principal objetivo é divulgar a beleza e o valor estético da vida marinha, além de gerar o interesse pelo conhecimento científico e a preocupação com os problemas ambientais dos oceanos.

As 40 fotos que compõem a exposição são de pesquisadores e parceiros do CEBIMar, que registraram seres e organismos do litoral norte do Estado de São Paulo. Embora alguns sejam de outras localidades, a maioria é da região do canal de São Sebastião. Segundo Luciano Abel, um dos organizadores da mostra, as fotografias foram selecionadas de acordo com o seu cunho artístico, além do peso científico que possuem. Os pesquisadores utilizaram diferentes técnicas, como a fotografia submarina e a macrofotografia.

Após passar pela estação República, a exposição seguirá para outras estações do Metrô de São Paulo.

Exposição CEBIMar 60 anos na estação República – Foto: Divulgação

A estação República está localizada na Rua do Arouche, 24, em São Paulo, e integra as linhas 3 e 4 do Metrô. O seu funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 4h40 à meia noite; aos sábados, das 4h40 à 1 hora, e aos domingos, das 4h40 à meia noite.

Localizado em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, o Centro de Biologia Marinha da USP é um instituto especializado no estudo da biologia marinha e promove o desenvolvimento de projetos de pesquisa, cursos e disciplinas de nível superior e de extensão universitária.

Mais informações: site http://cebimar.usp.br/expo60/