Exposição leva beleza da vida marinha ao coração de São Paulo

Mostra do CEBIMar pode ser vista na estação República do Metrô de São Paulo até dia 31

A foto do Pomacanthus paru (peixe-frade) compõe a mostra – Foto: Marcelo V. Kitahara

.
Até dia 31 de agosto, quem passar pela estação República do Metrô, no centro da capital paulista, poderá encontrar camarões, águas-vivas, moluscos e vermes marinhos. Esses e outros seres do mar estão retratados em uma exposição fotográfica organizada pelo Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP .

A mostra foi criada em 2015 para celebrar os 60 anos do centro e já esteve em Caraguatatuba, Ilhabela e no Museu Catavento. Seu principal objetivo é divulgar a beleza e o valor estético da vida marinha, além de gerar o interesse pelo conhecimento científico e a preocupação com os problemas ambientais dos oceanos.

As 40 fotos que compõem a exposição são de pesquisadores e parceiros do CEBIMar, que registraram seres e organismos do litoral norte do Estado de São Paulo. Embora alguns sejam de outras localidades, a maioria é da região do canal de São Sebastião. Segundo Luciano Abel, um dos organizadores da mostra, as fotografias foram selecionadas de acordo com o seu cunho artístico, além do peso científico que possuem. Os pesquisadores utilizaram diferentes técnicas, como a fotografia submarina e a macrofotografia.

Após passar pela estação República, a exposição seguirá para outras estações do Metrô de São Paulo.

Exposição CEBIMar 60 anos na estação República – Foto: Divulgação

.

A estação República está localizada na Rua do Arouche, 24, em São Paulo, e integra as linhas 3 e 4 do Metrô. O seu funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 4h40 à meia noite; aos sábados, das 4h40 à 1 hora, e aos domingos, das 4h40 à meia noite.

Localizado em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, o Centro de Biologia Marinha da USP é um instituto especializado no estudo da biologia marinha e promove o desenvolvimento de projetos de pesquisa, cursos e disciplinas de nível superior e de extensão universitária.

Mais informações: site http://cebimar.usp.br/expo60/