Experiência de embarque é essencial na formação do oceanógrafo

O curso de graduação dura em média quatro anos e é formado por disciplinas organizadas por módulos

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

 

Instituto Oceanográfico possui embarcações próprias para o desenvolvimento de pesquisas - Foto: Acervo IOUSP
Instituto Oceanográfico possui embarcações próprias para o desenvolvimento de pesquisas – Foto: Acervo IOUSP

Você sabia que engenheiros, físicos, químicos e biólogos podem ser oceanógrafos? No Abrace uma Carreira, que foi ao ar na Rádio USP no dia 14 de julho, a jornalista Miriam Ramos entrevista o professor Frederico Pereira Brandini, diretor do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, que fala sobre o curso e a carreira dos cientistas do mar.

Professor do Departamento de Oceanografia Biológica, Brandini explica que a oceanografia envolve todas as ciências aplicadas ao mar e está dividida em quatro modalidades: a oceanografia física, química, biológica e geológica. O oceanógrafo estuda o papel dos oceanos em vários aspectos de interesse da sociedade.

O conteúdo do curso de graduação no IO é dividido em núcleos, com Módulo Básico, Profissionalizante e Complementar, com disciplinas obrigatórias e optativas eletivas e livres. Além disso, o aluno precisa ter, obrigatoriamente, 150 horas de embarque em navios oceanográficos, barcos de pesquisa ou embarcações vinculadas a atividades de aproveitamento econômico do meio marinho. O Instituto Oceanográfico possui embarcações como o Navio Oceanográfico Alpha Crucis e os Barcos Oceanográficos Alpha Delphini, Veliger II e Albacora.

Instituto Oceanográfico possui embarcações próprias para o desenvolvimento de pesquisas - Foto: Michel M. de Mahiques
Alpha Crucis é uma das embarcações do Instituto Oceanográfico – Foto: Michel M. de Mahiques

Ouça o programa e conheça melhor a rotina do oceanógrafo:

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

 

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas sobre as profissões. Em cada edição, um especialista é convidado para contar suas experiências e responder às perguntas dos ouvintes. Participam ainda estudantes da área que relatam suas expectativas ao abraçar uma carreira e a realidade que enfrentam para concretizar esse sonho.

O programa vai ao ar na Rádio USP, sintonizada no 93,7 MHz, às quintas-feiras, das 13 às 14 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.

Mais informações: email abrace@usp.br

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados