USP Talks: Como gerar um unicórnio?

Evento vai discutir os desafios do empreendedorismo no Brasil e nas universidades brasileiras

 13/09/2019 - Publicado há 5 anos
Por

.

Quais são os ingredientes básicos para se produzir um unicórnio? Existe uma receita ideal para isso?

“Unicórnio”, no caso, é o apelido dado às startups que superam US$ 1 bilhão em valor de mercado. São poucas as empresas e os empreendedores que já atingiram essa marca no Brasil. Um deles é Renato Freitas, 35 anos, cofundador da 99, a primeira startup unicórnio do Brasil, e da Yellow, empresa de micromobilidade urbana (aquela das bikes e patinetes elétricos amarelinhos), também apontada por analistas como forte candidata a virar unicórnio num futuro próximo.

Formado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica (Poli) da USP, e autoproclamado “nerd”, Freitas será um dos palestrantes do próximo USP Talks, que acontece dia 24 de setembro, das 18h30 às 19h30, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Freitas vai contar sua história pessoal de empreendedorismo, relatando suas inspirações, motivações e os desafios e percalços que precisou superar ao longo da sua jornada de estudante de engenharia a empreendedor de sucesso e investidor anjo, com recursos para financiar outros jovens que sonham empreender como ele.

Para saber mais sobre os unicórnios da USP, veja a reportagem especial: Empreendedorismo na universidade.

Daniel Pimentel, de 26 anos, será o outro palestrante do evento. Formado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em modelagem de sistemas complexos pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, ele é diretor da Iniciativa Emerge, uma organização de apoio ao empreendedorismo na ciência brasileira. Ele vai falar sobre as oportunidades e desafios de se empreender no ambiente acadêmico nacional, com o intuito de potencializar a transformação da boa ciência em bons negócios e novas tecnologias.

Serviço

O evento é aberto, gratuito e terá transmissão ao vivo pela página do USP Talks no Facebook. Veja os detalhes, compartilhe, comente e registre sua participação aqui: https://bit.ly/2m9JiTz. A organização deste evento contou com o apoio do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), organização de alunos dedicados a desenvolver a cultura de empreendedorismo dentro da USP.

O USP Talks é uma iniciativa que busca aproximar a comunidade científica e acadêmica da sociedade, por meio de eventos mensais em que especialistas são convidados a conversar com as pessoas sobre temas que estão em evidência no noticiário nacional. Para acompanhar a programação e assistir aos eventos anteriores, siga nossas páginas no Facebook e no YouTube. O projeto conta com apoio da FUSP e da Nic.br.

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.