Projeto de vida é tema de evento na USP em Ribeirão Preto

“Jornada Vida e Carreira” vai promover uma reflexão sobre essa componente curricular estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular

 30/04/2021 - Publicado há 7 meses  Atualizado: 04/05/2021 as 10:08
Por

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece competências-chave para a educação integral, entre elas “Trabalho e Projeto de Vida”. Para refletir sobre essa nova componente letiva, compartilhando conhecimentos e experiências, o Laboratório de Estudos e Intervenções em Desenvolvimento Socioemocional e Carreira (CarreiraLab) promove entre os dias 3 e 10 de maio a terceira Jornada Vida e Carreira.

Em virtude da pandemia de covid-19, o evento será realizado totalmente on-line. As palestras serão transmitidas pelo canal do IEA-RP no YouTube e podem ser acessadas sem a necessidade de inscrição.

Entre os palestrantes, estão integrantes da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, do Instituto Ayrton Senna, da Universidade de Coimbra, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. A conferência de abertura será feita pelo titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, Mozart Neves Ramos.

Os especialistas vão abordar temas como as competências para a educação integral, o programa Inova Educação, as experiências com o projeto de vida em sistemas educacionais, as relações da perspectiva temporal e do projeto de vida com o contexto de formação, uma teoria compreensiva sobre os projetos de vida e as vivências de educadores e estudantes sobre essa componente curricular.

.

.

.

Jornada Vida e Carreira é realizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP, o IEA-RP e a Associação Brasileira de Orientação Profissional. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) apoia a iniciativa.

Mais informações na página do evento no Facebook.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.