Servidores da área operacional em São Carlos aprendem informática básica

Iniciativa é da Prefeitura do campus junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

08/06/2018 - Publicado há 6 anos
Proposta do curso foi baseada em uma pesquisa de interesse respondida pelos setores operacionais da Prefeitura do campus da USP em São Carlos – Foto: Assessoria de Comunicação da PUSP-SC

Com o objetivo de atender à solicitação de setores da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) para oferecer treinamento com noções básicas de informática para servidores da área operacional que não têm contato com o computador no seu dia a dia de trabalho, a PUSP-SC e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) promoveram, no período de março a maio de 2018, um curso de informática básica para 20 servidores, com carga horária de 20 horas distribuídas em dez encontros semanais de duas horas.

O curso foi organizado pela Comissão Interna da Qualidade de Produtividade da PUSP-SC e pela Comissão de Qualidade e Produtividade do ICMC, com dois módulos:

1) Módulo de Informática Básica: ministrado por monitores da empresa Júnior do ICMC (ICMC Júnior), que são estudantes de graduação dos cursos de Matemática, Computação e Estatística;

2) Módulo Sistemas Corporativos da USP: ministrado por servidor do ICMC e por servidores do Centro de Serviços Compartilhados em Recursos Humanos.

Além desses instrutores, houve também a colaboração de servidores da PUSP-SC que atuaram como monitores apoiando os participantes e favorecendo a dinâmica do curso, o que permitiu que a programação fosse totalmente cumprida.

Aulas foram ministradas por alunos e servidores – Foto: Assessoria de Comunicação da PUSP-SC

Newton Santinoni, presidente da Comissão Interna da Qualidade de Produtividade da PUSP-SC, destaca também que “o projeto de montagem desse curso foi baseado em uma pesquisa de interesse respondida pelos setores operacionais da PUSP-SC, considerando inclusive a disponibilidade de todos os segmentos envolvidos”. Dado o interesse despertado, houve a necessidade de organizar duas turmas com 20 alunos, uma no primeiro semestre e uma no segundo semestre de 2018. Assim, oportunamente será divulgado o período do segundo semestre de 2018 em que será ministrado o curso de informática básica.

De acordo com Paulo Celestini, da Comissão de Qualidade e Produtividade do ICMC, “a experiência de organização desse curso trouxe elementos importantes para a realização de treinamentos para o corpo técnico-administrativo: promoveu a inclusão digital e a orientação em rotinas dos sistemas da USP, contou com a participação de alunos de graduação e funcionários compartilhando conhecimentos com outros funcionários, e mostrou que um plano de capacitação pode se manter ativo, ainda que tenhamos restrições financeiras”.

Da Assessoria de Comunicação da PUSP-SC