SBPC realiza série de debates sobre o papel das unidades de pesquisas do MCTI

Primeiro seminário acontece nesta quinta, 24, às 16h, e será transmitido pelo canal da instituição no YouTube

23/02/2022 - Publicado há 2 anos

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza nesta quinta-feira, 24, às 16h, o primeiro seminário on-line que irá discutir o papel atual e futuro das Unidades de Pesquisas (UPs) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube.

Ao todo, o MCTI conta com 16 UPs, abrangendo diferentes áreas de conhecimento e que são estratégicas para o desenvolvimento nacional. A primeira UP a ser debatida será o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), já que o aumento da frequência e intensidade dos desastres naturais está trazendo prejuízos socioeconômicos importantes para a sociedade, e a instituição, junto com a Defesa Civil, tem um papel estratégico nesta questão.

O evento contará com a participação de Osvaldo Luiz de Moraes, diretor do Cemaden; Maria Assunção Faus da Silva Dias, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP; Carlos Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP; e Moacyr Araújo, coordenador da Rede Clima do MCTI e vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco. O evento será mediado por Renato Janine Ribeiro e Paulo Artaxo, respectivamente, professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e do Instituto de Física (IF) da USP, e presidente e vice-presidente da SBPC.

Para Paulo Artaxo, este primeiro debate sobre as unidades de pesquisas que foca no Cemaden, logo depois de uma série de desastres em Petrópolis, Bahia, Minas Gerais e outros, mostra que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer na proteção da população vulnerável em relação aos eventos climáticos extremos. “A sincronia entre a ação do Cemaden com a Defesa Civil e prefeituras precisa ser melhorada, para que a ciência possa auxiliar na proteção da população”, afirma.

(Com informações do Jornal da Ciência e da SBPC)