Quatro docentes da USP em São Carlos recebem título de Professor Emérito

Homenageados foram Dante Ângelo Martinelli, Marcius Fantozzi Giorgetti, Swami Marcondes Villela e Rosalvo Tiago Ruffino

19/07/2018 - Publicado há 6 anos
Professores Eméritos e autoridades – Fotos: Umberto Patracon
.
No dia 29 de junho, o anfiteatro de convenções Luiz Gastão de Castro Lima, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi  cenário para um evento especial. Em uma sessão solene da Congregação, os professores aposentados Dante Ângelo Osvaldo Martinelli, Marcius Fantozzi Giorgetti, Swami Marcondes Villela e Rosalvo Tiago Ruffino foram agraciados com o título de Professor Emérito.
Essa honraria é concedida a professores aposentados que obtiveram distinção por atividades didáticas e de pesquisa, ou que tenham contribuído de modo notável para o progresso da Universidade. O reconhecimento da excelência desses docentes também celebra os 65 anos da escola, comemorados neste ano.

O encontro teve início com os discursos do diretor da EESC, professor Paulo Sergio Varoto, o superintendente de Assistência Social da USP e professor do Departamento de Engenharia de Produção, Fábio Müller Guerrini, representando o reitor da USP, professor Vahan Agopyan, além do vice-diretor da EESC, professor Antônio Nélson Rodrigues da Silva.
O título ao professor Dante Martinelli foi entregue ao seu filho, o diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, Dante Pinheiro Martinelli. Ele ainda leu um discurso escrito pelo pai, que está hospitalizado.
Para homenagear o professor Marcius Fantozzi Giorgetti, o docente aposentado do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), Woodrow Nelson Lopes Roma, foi convidado a fazer uma narrativa sobre a carreira do laureado. O professor homenageado agradeceu o título, que recebeu ao lado de sua esposa, Marília Giorgetti.

Para discursar sobre os trabalhos do professor Swami Marcondes Villela, laureado, foi convidado o professor aposentado Fazal Hussain Chaudhry, também do SHS. Após um agradecimento repleto de saudosismo e emoção, Villela recebeu a honraria ao lado de sua esposa, a senhora Arialda Villela.

Finalizando a sessão de entregas, o chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC, professor Renato Goulart Jasinevicius, discursou em homenagem ao professor Rosalvo Tiago Ruffino. A esposa do homenageado e servidora aposentada da EESC, Josephina Matiello Ruffino, acompanhou o recebimento do título.

A EESC já havia entregue o título de Professor Emérito a três outros docentes: Frederico Schiel, em 1976, Hermann Schulte, em 1989, e Ruy Carlos de Camargo Vieira, em 2005. No próximo semestre, outros quatro títulos serão outorgados aos professores Jurandyr Povinelli, José Roberto Campos, Eugenio Foresti e Fazal Hussain Chaudhry.
Da Assessoria de Comunicação da EESC
.