Projeto quer melhorar qualidade de vida em moradia estudantil da USP

Ação será realizada por estudantes da USP em Ribeirão Preto para o Conjunto Residencial dos Estudantes Universitários (Creu) do campus

13/11/2017 - Publicado há 6 anos
Conjunto Residencial dos Estudantes Universitários (Creu) da USP em Ribeirão Preto – Foto João Neves

Passar no vestibular é um marco na vida de muitos jovens brasileiros. Além de se tornar universitário, muitos estudantes acabam morando longe da família e dos amigos. Tornar essa experiência mais proveitosa é o objetivo de um projeto para melhorar a qualidade de vida dos alunos que moram no Conjunto Residencial dos Estudantes Universitários (Creu) do campus da USP em Ribeirão Preto.

O trabalho vai identificar demandas por atividades culturais, artísticas e de lazer para facilitar o convívio, integração e a conscientização das responsabilidades entre os moradores. Para priorizar as ações, os alunos Jader da Silva Berck, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, e Rafael Oliveira Lima, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, vão desenvolver e analisar questionários para conhecer as condições de vida dessa comunidade.

A previsão é que, após a análise, os estudantes organizem reuniões com os moradores, ligas e coletivos da USP. Além de oficinas, workshops, mesas-redondas e informativos, como folder e cartaz, com os serviços e recursos do campus. Ao final do projeto, por meio de relatório, serão avaliadas as atividades e a eficácia das ações desenvolvidas.

O projeto também prevê o incentivo de atividades esportivas, de arborização e de integração para os moradores do Creu. Essas ações serão feitas em parceria com o Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (Cefer), e com o Serviço Áreas Verdes e Meio Ambiente para arborizar o local, ambos da USP.

De acordo com a orientadora do projeto e professora da Fearp, Cláudia Souza Passador, o campus será utilizado como projeto de pesquisa e extensão. O Qualidade de Vida no Creu e Formação de Novas Lideranças é um projeto de extensão das Bolsas Unificadas da USP, que teve início em setembro e vai até agosto do próximo ano. Tem apoio da Divisão de Atendimento à Comunidade (DVATCOM) e gabinete do prefeito do campus, ambos da PUSP-RP.