Experimentos e oficinas fazem parte das tardes de férias em São Carlos

De 1º a 5 de julho, o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP oferece atividades gratuitas para todas as idades

27/06/2019 - Publicado há 5 anos
Saguão de entrada do CDCC, em São Carlos. Durante as Tardes de Férias, pessoas de qualquer idade podem participar gratuitamente de oficinas e atividades envolvendo ciência e cultura – Foto: Divulgação/CDCC-USP

Você já experimentou explorar um ambiente sem utilizar a visão? Sentir a textura e o cheiro das plantas e do solo ou escutar e diferenciar os vários tipos de sons, por exemplo? Durante as férias, os participantes da oficina Trilha da Vida terão oportunidade de vivenciar situações como estas de olhos vendados e pés descalços. A atividade faz parte da programação das Tardes de Férias que acontecem de 1º a 5 de julho, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos.

+ Mais

Em São Carlos, USP tem espaço dedicado à ciência e à educação

Também haverá oficinas para construção de pipas, caleidoscópio, marcadores de páginas com CDs, entre outras atividades. No Show da Física, experimentos lúdicos para todas as idades contemplam a física do cotidiano, contextualizando os experimentos e relacionando-os com os conteúdos escolares.

De barcos de papel a robôs programáveis, a Experimentoteca Maker trabalha habilidade manual e criatividade para fazer montagens interessantes e instrutivas. Na biblioteca, serão oferecidas sessões de contação de histórias infantis e realizados jogos educativos.

Acesse a programação completa ou confira a agenda de atividades por dia: segunda-feira (01/07)terça-feira (02/07)quarta-feira (03/07)quinta-feira (04/07)sexta-feira (05/07).

Tardes de Férias – Foto: Divulgação/CDCC-USP

Esta edição das Tardes de Férias oferecerá ainda a possibilidade de participar de uma visita guiada à exposição Marie Curie 1867-1934, desenvolvida pelo Instituto Curie de Paris, associada a atividades lúdicas. O público conhecerá os feitos da cientista, com destaque para a sua colaboração na construção da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, que comemora 150 anos este ano.

Além disso, será divertido desfrutar de brincadeiras e visitas monitoradas aos seguintes espaços do CDCC: Quintal Agroecológico, Jardim da Percepção, Espaço de Física e Casa Maluca.

As atividades são gratuitas e acontecem no período de 14h15 às 18 horas. O CDCC fica na Rua 9 de julho nº 1227, Centro, São Carlos-SP.

Adaptado de Salete Linhares Queiroz, diretora do CDCC