Encontro discute o Brasil e as tendências do cenário internacional

Nos dias 11 e 12 de novembro, a USP e a Fundação Alexandre Gusmão realizam conferência em São Paulo

Editorias: Eventos - URL Curta: jornal.usp.br/?p=285807

O Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, em São Paulo, e a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) organizam a oitava Conferência sobre Relações Exteriores (Core), nos dias 11 e 12 de novembro, no auditório da biblioteca brasiliana Guita e José Mindlin da USP, no campus Cidade Universitária, na capital paulista

A Core oferece espaço para reflexão e debate entre o Ministério de Relações Exteriores, a comunidade acadêmica e o setor privado sobre o cenário internacional, o pensamento diplomático e a política externa brasileira. O tema geral da conferência é “O Brasil e as tendências do cenário internacional”. O evento contará com os seguintes painéis:

O grande tabuleiro: as relações entre EUA e China no século XXI: diagnóstico e perspectivas;
O novo panorama latino-americano: O Brasil e seu entorno regional;
A inserção comercial do Brasil: panorama das principais negociações comerciais em que o país está engajado;
Perspectivas do BRICS na ordem internacional no século XXI;
A acessão do Brasil à OCDE: principais desafios e implicações;
Diplomacia científica e diplomacia da inovação: principais desafios para o Brasil;
A agenda de infraestrutura: como atrair os investidores estrangeiros e garantir o financiamento dos projetos.

Confira o programa da conferência neste link. O evento contará com tradução simultânea para Libras. Quem quiser participar, pode se inscrever gratuitamente aqui. A biblioteca está localizada na Rua da Biblioteca, 21, campus Cidade Universitária da USP, bairro Butantã, em São Paulo.

O Jornal da USP no Ar conversou com a professora Janina Onuki, diretora do IRI, coordenadora do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (Neci) e pesquisadora do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni), sobre o encontro.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.