Em São Paulo, encontro debaterá carreira docente na USP

Tipos e estruturas de carreira, futuro na Universidade e conceitos de avaliação fazem parte da programação de evento no dia 14 de agosto

 06/08/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Encontro será no Centro de Difusão Internacional da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Carreira Docente e Avaliação. Este é o tema do terceiro encontro de professores da USP que irá ocorrer no dia 14 de agosto, em São Paulo. A preocupação com a carreira dos professores, que envolve conceitos de avaliação, necessidades e questões sobre o futuro na Universidade serão debatidos na ocasião.

Segundo Marcílio Alves, presidente da Câmara de Atividades Docentes (CAD) da USP e professor da Escola Politécnica (Poli), tipos, limites, estrutura e classificação das carreiras também serão abordados. “O conceito de professor pleno, por exemplo, será apresentado. O que significa, quais as vantagens e desvantagens. Pode ser um interessante modelo de carreira.”

Ele explica que o evento é uma iniciativa dos representantes dos professores associados e titulares no Conselho Universitário (CO) e de outros colegas para aproximar todas as categorias docentes da USP, debatendo a Universidade, a carreira e a avaliação.

O encontro, que está em sua terceira edição, irá contar com uma série de palestras e terá a presença dos reitores da USP, Vahan Agopyan, e da Unicamp, Marcelo Knobel. De acordo com o professor, será lançada uma Carta Manifesto que servirá para registrar um consenso geral sobre as questões debatidas. A carta ficará disponível on-line para os professores que não puderem comparecer ao encontro. “Para que possam se manifestar, falar sobre suas preocupações quanto à carreira”, esclarece Alves.

A primeira edição ocorreu em 2016 e teve como tema Avaliação, enquanto a segunda, realizada em 2018, reuniu professores para falar sobre a Universidade do Futuro. O evento ocorrerá no Centro de Difusão Internacional da USP, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, campus Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos on-line

 Horário

 Programação 
09:00  Abertura do Encontro de Docentes USP 2019
09:10  Saudações do reitor da USP  Vahan Agopyan 
09:20 Palestra do reitor da Unicamp Marcelo Knobel 
09:50 A crise da universidade e os paradoxos da avaliação palestra do professor José Sérgio Fonseca de Carvalho 
10:30 Coffee Break 
11:15  Avaliação docente e professor pleno – palestra do professor Marcílio Alves
11:30 Debate entre os presentes
12:45 Carta Manifesto 
13:00  Encerramento 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.