Em São Carlos, desafio propõe desenvolver criatividade digital das crianças

Voltado para crianças de 7 a 12 anos, hackathon busca incentivar novos talentos criativos na área digital; evento será dia 29 de junho

18/06/2019 - Publicado há 5 anos
Parte dos desafios é criar um projeto de aplicativo – Foto: Divulgação/ ICMC

.
No dia 29 de junho, um desafio de tecnologia para crianças será realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Não se espante: nessa idade, as crianças já são capazes de pensar em soluções criativas. Além disso, os pequenos precisam, cada vez mais cedo, ter acesso a informações relevantes sobre segurança digital, um assunto que costuma preocupar pais e responsáveis.

O objetivo proposto pelo desafio é exatamente possibilitar que as crianças conversem sobre o tema e criem projetos de aplicativos para resolver problemas de segurança digital. Organizada pela Happy Code São Carlos em parceria com o ICMC, a etapa local do desafio está com inscrições abertas até dia 27, ou enquanto houver vagas disponíveis. Para participar, é preciso se inscrever no site.

Além de São Carlos, diversas outras cidades brasileiras participam da iniciativa, chamada de Hackathon Authentic Games. Na abertura do evento, em âmbito nacional, o youtuber Marco Túlio, do canal AuthenticGames, vai revelar exatamente qual a questão de segurança digital que deverá ser atacada pelas crianças. A ideia da competição é que os pequenos criem o projeto de um aplicativo, em grupos de 2 a 4 participantes. Eles só precisam pensar na proposta do aplicativo, não é necessário que desenvolvam a parte técnica do projeto. Por isso, não é preciso ter qualquer conhecimento prévio sobre computação ou programação para participar do evento.

Vale lembrar que, enquanto as crianças estiverem trabalhando no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, os pais e responsáveis serão convidados a fazer um tour pelo instituto e assistir a palestras sobre educação digital. O evento ocorre das 8 às 18 horas. O horário de almoço será das 12 às 14 horas. Os organizadores não oferecerão refeições no local.

Como o desafio é em grupo, as crianças podem se inscrever junto com suas equipes ou buscar estabelecer parcerias com colegas que também estão sem equipe. Para isso, o ICMC organizará um encontro entre as crianças na tarde do dia 26 de junho, das 16 às 18 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano.
.

Foto: Divulgação/Eventbrite

Prêmios

As crianças contarão com o apoio de mentores que ajudarão a organizar as ideias do grupo e a apresentar os projetos. Ao final do evento, os projetos serão avaliados por uma banca de jurados. A equipe que ficar em 1º lugar em São Carlos estará habilitada a participar da avaliação nacional e concorrerá a diversos prêmios. Além disso, cada integrante da equipe vencedora poderá participar de uma colônia de férias na Happy Code São Carlos.

Já cada participante da equipe vencedora em âmbito nacional ganhará um X Box One e conhecerá pessoalmente o youtuber Marco Túlio. Para ver todas as regras da competição, basta acessar o regulamento, que está disponível no site do Hackathon Authentic Games.

Evento | Hackathon Authentic Games
Quando | 29 de junho