Em São Carlos, curso para funcionários discutiu liderança e habilidades sociais

Foram realizadas duas edições do curso, que promoveu discussões teóricas e exercícios práticos com servidores de vários campi

28/11/2018 - Publicado há 5 anos
Participantes da primeira edição do curso – Foto: Cristiane Raquel Monte

Nos meses de junho e outubro deste ano, 90 servidores dos campi de São Carlos, Ribeirão Preto, Bauru e Pirassununga participaram de um curso sobre liderança, com discussões teóricas e exercícios práticos.

A proposta do curso surgiu após a servidora da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), Patrícia Borges, assistir uma aula do professor Mateus Gerolamo, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, sobre liderança. Pela importância do tema, ela enxergou a possibilidade de disseminação desses conhecimentos junto aos demais servidores da USP. Com essa motivação, um time composto de professores, pós-doutorandos e alunos de graduação e pós-graduação foi montado a fim de estruturar o curso Liderança e Habilidades Sociais para a comunidade.

O curso foi ministrado pelo professor Gerolamo, pela psicóloga Daniele Carolina Lopes, pós-doutoranda da EESC, e pelo engenheiro e mestre pela EESC, Rafael Giacomassi.

“Foi uma experiência riquíssima e um banho de inspiração e motivação a todos nós presentes. Apesar da iniciativa não ter sido algo top-down, como um desdobramento estratégico da formação de seus recursos humanos, entendemos que o conteúdo e as reflexões do curso vão ao encontro dos desafios e necessidades da Universidade no que tange à melhoria e profissionalização da sua gestão”, afirmou o professor Gerolamo.

Sustentado por evidências científicas no campo da psicologia, o curso demonstra como as habilidades sociais são importantes preditoras de emergência e eficácia da liderança, além de serem componentes essenciais para o desenvolvimento de líderes. Também apresenta a importância das relações interpessoais no contexto profissional, possibilitando a reflexão e possíveis ajustes nas práticas cotidianas, de modo a alcançar melhores resultados para as instituições e melhor qualidade de vida para os envolvidos.

Os exercícios incluíram uma caminhada em pares na qual os participantes praticaram escuta ativa e refletiram sobre aspectos de suas vidas, reflexões e análises de comportamentos com base na descrição de casos, e uma oportunidade para praticar como dar um bom feedback.

“Trabalho na secretaria da chefia de um dos departamentos do Instituto de Física de São Carlos e, a partir do curso, estou vendo meu trabalho com uma nova percepção. Pretendo colocar em prática os conhecimentos adquiridos e espero que me auxiliem na convivência com outras pessoas e na resolução de problemas”, relatou a servidora Lívia Ricci Costa Boniolio.

A realização do curso contou com o apoio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e da PUSP-SC, tendo como equipe responsável pela organização: Patrícia Borges (PUSP-SC), Paulo Celestini (ICMC), Newton Santinoni (PUSP-SC), Valeria E. Callejas (mestranda da EESC), Leonardo de Luca (graduando da EESC) e Sueli Ferreira (EESC).

Com informações da Assessoria de Comunicação da EESC