Comunicação da Escola Superior Luiz de Queiroz é homenageada

Criada em 2001, a Divisão de Comunicação da Esalq receberá moção de aplausos em Piracicaba

 02/06/2016 - Publicado há 8 anos

Gerenciar as atividades de comunicação e o fluxo de informações no âmbito interno e no diálogo com a comunidade externa para estabelecer, manter e fortalecer o relacionamento e a imagem da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP com seus públicos. Esse é o objetivo da Divisão de Comunicação  (DvComun) da Esalq, que será homenageada nesta sexta-feira, 3 de junho, pelos seus 15 anos de criação a partir de moção de aplauso nº 134/2016, proposta pelo vereador Gilmar Rotta.

Ligada administrativamente à Diretoria da Escola, a DvComun é o órgão oficial responsável pelas divulgações e projetos de comunicação institucionais com atuação em: assessoria de imprensa, comunicação interna e corporativa, TV USP Piracicaba, serviços fotográficos e audiovisuais e apoio em eventos institucionais.

Criada no ano do centenário da Esalq, em 2 de abril de 2001, dois meses antes da comemoração desse marco importante na história da Escola, a então denominada Assessoria de Comunicação (Acom) teve o propósito de apoiar a organização dos eventos e divulgar as festividades, além de iniciar atividades de assessoria de imprensa.

“Departamentos e serviços promoviam ações isoladas sem linguagem jornalística e este serviço veio para agregar e divulgar as informações à sociedade”, comenta a jornalista e atual chefe da DvComun, Alicia Nascimento Aguiar.

Em 26 de julho de 2012, a Acom passou a integrar o organograma da Esalq com a denominação Divisão de Comunicação e, desde março de 2013, os profissionais da TV USP Piracicaba passaram a compor a equipe da DvComun. Em 25 de setembro de 2014, foram transferidos para a Divisão os funcionários que prestam serviços na área de audiovisual da Escola em atividades tais como disponibilização de som, microfones e datashow nos auditórios do Campus, acompanhamento de videoconferência nas salas do Edifício Central e instalação de equipamentos de áudio e vídeo.

Números da DvComun

Alguns números representam a atuação da Divisão de Comunicação em prol da visibilidade institucional e da promoção do diálogo produtivo da Esalq com a sociedade. Em seus 15 anos, foram encaminhados mais de 3.300 releases com sugestões de pauta aos veículos de imprensa. Foram atendidas, aproximadamente, 10 mil solicitações de imprensa para entrevistas, posicionamentos e opiniões de especialistas da instituição acerca dos mais diversos temas relacionados às atividades de ensino, pesquisa, extensão e de utilidade pública. Neste período, a DvComun registrou mais de 25 mil notícias em seu clipping eletrônico, arquivo vivo da memória recente da Esalq retratado em jornais, rádios, TV, revistas e portais online do País e de várias partes do mundo. Todos esses arquivos de notícias estão disponibilizados no site da Esalq para toda a comunidade interna e externa da USP.

Lembrando que em paralelo à demanda inicial da sua criação, de divulgar as ações do centenário, esteve a incumbência de organizar o fluxo de informações oriundas dos serviços, seções e departamentos da Esalq. Desde então, mais de 9.500 comunicados internos foram enviados e mais de 2.500 serviços fotográficos foram atendidos, gerando um banco de imagens de mais de 30 mil fotografias de atividades acadêmicas e administrativas.

Desde 2010 a TV USP já produziu mais de 200 matérias, reportagens e programas especiais que retratam o ambiente universitário e também valorizam as atividades da comunidade. O serviço de Áudio e Vídeo, em apenas 2 anos sob responsabilidade da DvComun, já ofereceu apoio a mais de 250 eventos técnicos, científicos e culturais realizados no âmbito do Campus Luiz de Queiroz.

Também está sob a responsabilidade da DvComun o Programa Profissões na Esalq, que já completou 5 anos de existência. Trata-se de uma iniciativa estratégica de atendimento ao público jovem, proveniente da escola pública, muitas vezes carente de informações sobre acesso ao vestibular e à Universidade gratuita. Assim, desde 2011, o Profissões na Esalq já recebeu mais de 6 mil estudantes de Piracicaba e região, que tiveram a oportunidade de vivenciar um dia na Esalq, conhecendo suas belezas naturais, mas também a essência da sua excelência, presente em cada um dos 150 laboratórios de pesquisa e quase uma centena de grupos de extensão.

Caio Albuquerque / Divisão de Comunicação da Esalq

Mais informações: site http://www.esalq.usp.br/acom


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.