Como pensar e repensar as práticas do historiador nos dias de hoje?

Série de palestras será realizada no Departamento de História da USP, nos dias 9, 11, 12 e 13 de setembro, para discutir a profissão

 04/09/2019 - Publicado há 5 anos
Vista interna do Prédio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Aquele que se especializou, pesquisa e escreve sobre história é chamado historiador. Como todas as outras profissões, a contemporaneidade traz mudanças para quem trabalha se debruçando sobre os diversos fatos e acontecimentos que marcam a trajetória da humanidade. Para entender esse processo, será realizado o encontro O ofício do historiador: (re)pensar práticas, construir caminhos.

O evento será nos dias 9, 11, 12  e 13 de setembro, às 18 horas, no Auditório Fernand Braudel, localizado no Departamento de História da FFLCH (Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo-SP). A atividade é organizada pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo.

A programação conta com uma série de palestras, cada uma com um tema voltado à reflexão da profissão de historiador. Como no primeiro dia do evento, no qual a mesa será sobre O historiador e o ensino de História, palestra ministrada por Maurício Cardoso e Antônio Terra. A grade completa pode ser consultada na página do evento no Facebook.

Quais desafios enfrentamos? Como propor caminhos e alternativas? Com o intuito de refletir conjuntamente sobre tais questões, convidamos a tod@s para participar do evento O ofício do historiador: (re)pensar práticas, construir caminhos, que ocorrerá nos dias 9, 11, 12 e 13 de setembro, no Anfiteatro Fernand Braudel – Departamento de História/USP, às 18h.

Qualquer pessoa pode participar e não é preciso se inscrever. Haverá emissão de certificado.

Mais informações: e-mails biamauanunes@gmail.com, liviamorsati@gmail.com
e laizasantanaoliveira@gmail.com. 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.