Canal de vídeos divulga produções do Instituto de Biociências

Animações, entrevistas e palestras estão reunidos no IBciência

22/08/2017 - Publicado há 7 anos

Desde junho deste ano, o Instituto de Biociências (IB) da USP conta com um canal de vídeos no YouTube para reunir as produções audiovisuais ligadas ao instituto. O IBciência traz uma coleção de filmes educativos e vídeos de palestras e entrevistas de profissionais e graduandos do IB que agora, não mais dispersos, poderão ganhar mais visibilidade.

Entre os vídeos disponíveis estão uma produção do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP que ajuda entender as origens genéticas do lábio leporino e uma animação em massa de modelar cedida pelo Museu de Microbiologia do Instituto Butantan e pelo Laboratório de Malacologia do IB, sobre organismos transgênicos:

.

A iniciativa é da equipe da Biblioteca do IB, que adotou a tarefa de resgatar esse material e organizá-lo por seções. Em dois meses, já são 324 vídeos reunidos e 77 pessoas inscritas no canal.

O intuito é que esse número cresça não só pelo trabalho da equipe da biblioteca, mas também a partir da contribuição de professores, alunos, ex-alunos e funcionários, que podem participar enviando vídeos com uma breve descrição para o e-mail bibib@usp.br.

“Os materiais têm que ter um conteúdo científico e devem estar relacionados a pesquisas ou atividades que se originaram no Instituto de Biociências. Esclarecemos que a biblioteca não produz vídeos, apenas os seleciona para a divulgação no canal”, explicam as bibliotecárias Adriana Hypólito Nogueira (chefe técnica da Biblioteca) e Elisabete da Cruz Neves (da Seção de Publicações e Divulgação), que estão à frente do projeto, em entrevista concedida ao SIBi.

A nova empreitada promete aumentar a visibilidade das atividades desenvolvidas no instituto e potencializar a comunicação que ele mantém com as comunidades internas e externas à Universidade.