Campus de São Carlos apresenta mostra de origami

A arte milenar japonesa é atração na biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação até dia 5

03/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 05/07/2019 as 11:27
Luminária feita de papel, uma das peças em exposição no campus de São Carlos da USP – Foto: Reinaldo Mizutani
Até esta sexta-feira, 5 de julho, 122 obras de arte em papel tomam conta da vitrine da Biblioteca Achille Bassi do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A exposição de origamis, a famosa arte das dobraduras, é fruto das oficinas gratuitas promovidas no ICMC pelo grupo Kakushin, que desde 2008 difunde a cultura do origami em São Carlos e Ribeirão Preto.

Em abril, oficinas gratuitas de origami começaram a colorir o terceiro piso da biblioteca. Realizadas quinzenalmente às terças-feiras, das 19 às 21 horas, essas atividades levaram os participantes a confeccionarem inúmeros trabalhos e 73 deles podem ser conferidos na exposição que toma conta da vitrine da biblioteca.

Obras estão expostas na Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – Foto: Reinaldo Mizutani

Estão expostas também mais 49 obras dos membros do grupo Kakushin. Além de realizar oficinas, o grupo produz peças de diversos níveis de complexidade e aplicação, da decoração ao lúdico, desafiando a mente dos participantes de suas atividades e dos que visitam as exposições.

No ICMC, as oficinas foram ministradas por Fernanda Yuka Ueno, formada em Matemática Aplicada e Computação Científica pelo ICMC, e Caio Silva Ramos, doutorando em Engenharia de Estruturas na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

A exposição Kakushin Origami fica em cartaz até esta sexta-feira, dia 5 de julho, na Biblioteca Achille Bassi, na área 1 do campus da USP em São Carlos (Avenida Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos, Centro). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3373-9634 e pelo e-mail kakushinorigami@gmail.com.