Campanha em Ribeirão Preto informa população sobre doação de órgãos

Atividades acontecem de 21 a 29 de setembro dentro e fora do campus da USP

20/09/2019 - Publicado há 5 anos
Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro, mas durante todo o mês, entidades em todo o País realizam eventos para sensibilizar as pessoas sobre a importância do tema – Foto: Visualhunt

Entre os dias 21 e 29 de setembro, a Liga de Transplantes de Órgãos e Tecidos (LiTOT) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP realiza atividades durante a Campanha Nacional de Doação de Órgãos 2019. A ação ocorre em parceria com os serviços de doação e transplantes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP.

No dia 21, às 9 horas, uma partida de futebol abre as comemorações com o tema Vitória da Vida. Os times são formados, de um lado, por profissionais da saúde dos programas de transplantes do HCFMRP e, do outro, pacientes transplantados. A disputa será na quadra do Complexo All Star, que fica na Av. Celso Charuri, 5949, Ribeirão Preto.

Já no dia 23, às 13 horas, é a vez da mesa-redonda A vida de candidatos, receptores de transplantes e familiares de doadores de órgãos: relatos de experiências reais, no Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (CEAPS) do HCFMRP.

No dia 25, às 12h30, a professora da EERP Kelly G.G. Vedana e o médico Marcelo Bonvento, chefe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HCFMRP, ministram a palestra “Setembro Verde e Amarelo: considerações sobre o combate ao suicídio e incentivo à doação de órgãos”, no Auditório I da EERP.

No sábado, dia 28, a partir das 9 horas, na Praça XV, centro da cidade, equipes da USP e do hospital realizam ações para conscientizar a população sobre doação de órgãos.

E no último dia, 29 de setembro, às 7h30, haverá mais ações junto à população durante a Corrida MED Run 2019, promovida pela Associação Atlética dos alunos da FMRP, no campus da USP em Ribeirão Preto.

Todas as atividades da semana são gratuitas e abertas à participação de toda a população. O campus da USP em Ribeirão Preto fica na Av. Bandeirantes, 3.900.

Mais informações: (16) 3602-2777 ou e-mail oporibeirao@yahoo.com.br