Animações são destaque em nova mostra do Cinema da USP

Evento, que acontece de 1º a 19 de julho, terá exibição de 15 filmes de vários países

28/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 02/07/2019 as 14:17
Tito e os Pássaros, filme brasileiro com estética inspirada no expressionismo alemão, é destaque da mostra – Foto: Divulgação/ Cinusp

.
As animações são mais do que desenhos para crianças. São um estilo de cinema que possui grande quantidade de admiradores. Por isso, o Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) promove, entre 1º e 19 de julho, a sua oitava edição da Mostra de Animação, em que serão exibidos 15 filmes. Um dos propósitos da mostra é desmistificar a ideia de a animação possuir um caráter cinematográfico inferior. “É uma tradição do Cinusp a realização dessa mostra. Queremos mostrar o quanto a animação pode oferecer para o cinema”, afirma Lucas Silva, um dos curadores.

Cinema alemão participa com As Aventuras do Príncipe Achmed – Foto: Divulgação/ Cinusp

As Aventuras do Príncipe Achmed (1926) é um dos destaques da Mostra de Animação. Dirigido pela cineasta Lotte Reiniger, o longa alemão é a obra mais antiga que será exibida, trazendo os primórdios da animação ao público. O Rei e o Pássaro (1980), filme francês baseado no conto A Pastora e o Limpa-Chaminés, de Hans Christian Andersen, também ganha lugar especial na mostra. A obra demorou quase 30 anos para ser completada e é uma das mais aclamadas do cinema europeu.

Pela primeira vez exibido no Brasil, o longa chinês O Rei Macaco – Confusão no Paraíso (1964) é uma obra pioneira para o cinema asiático e foi uma inspiração para o Studio Ghibli do Japão. O Brasil não fica para trás e se destaca com a produção Tito e os Pássaros (2018). Baseado no expressionismo alemão, o filme impressiona por sua estética visual e contexto político.

Animações dos estúdios norte-americanos também ganham espaço na mostra, com a exibição de Moana: Um Mar de Aventuras (2016) e Homem-Aranha no Aranhaverso (2018), que ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação neste ano. O Japão também faz sua participação com o longa Angel’s Egg (1985), inédito no Brasil. O filme foi feito por Mamoru Oshii, diretor do aclamado Ghost in the Shell.

Angel’s Egg é do mesmo diretor de Ghost in the Shell – Foto: Divulgação/ Cinusp

.

Apesar de trazer essas obras, a ideia para a oitava edição é fugir das famosas produções dos Estados Unidos e dos animes japoneses, proporcionando visibilidade a diferentes países, estéticas e épocas. “A seleção busca ir além da conhecida produção dessas regiões, exibindo obras que não alcançaram tanto destaque em seu lançamento”, acrescenta Lucas Silva.

Cena de Cat City – A Revolta dos Ratos, produção da Hungria – Foto: Divulgação/ Cinusp

A mostra inclui ainda animações de países como Chile, Hungria, China, Israel e República Tcheca. Cat City – A Revolta dos Ratos (1986), por exemplo, é um filme da Hungria que oferece uma sátira ácida aos acontecimentos da Guerra Fria. Já o tcheco Sonhos de uma Noite de Verão (1959) é baseado na obra de Shakespeare e um dos pioneiros do stop-motion.

O evento também traz a exibição de Ilha dos Cachorros (2018), dirigido por Wes Anderson, e Animatrix (2003), antologia de animações que expandem o universo da série de filmes Matrix.
.

A 8ª Mostra de Animação do Cinema Paulo Emílio (Cinusp) da USP acontece de 1º a 19 de julho. As sessões ocorrem de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, no Cinusp (Rua do Anfiteatro, 181, Colmeias, Favo 4, na Cidade Universitária, em São Paulo), e das 14 às 16 horas, no Centro Universitário Maria Antonia da USP (Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, em São Paulo). Para conferir a programação completa, acesse o site do Cinusp. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3540.