A violência urbana aumenta ou diminui com o porte de armas?

No dia 28 de maio, às 18h30, especialistas da USP debatem o tema durante evento no Masp; entrada gratuita

 23/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 14/06/2019 as 11:27

No dia 7 de maio, a presidência da República publicou o decreto nº 9.785, retificado no dia 22 de maio. Ele trata da aquisição, cadastro, registro, posse, porte e comercialização de armas de fogo e de munição no Brasil. As mudanças ampliam o acesso da população às armas e têm gerado controvérsias. Para a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), o decreto alterou de forma inconstitucional e ilegal a política pública brasileira sobre armas.

Além do ponto de vista jurídico, ficam as dúvidas. Armar a população aumenta ou diminui a violência urbana? O cidadão armado tem maiores ou menores chances de ser vítima de crime? O que dizem as estatísticas e os estudos sobre o tema? Todas essas questões serão discutidas, no dia 28 de maio, durante o USP Talks, que será realizado no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital paulista.

O debate terá Bruno Paes Manso – pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, especializado em sociologia urbana e criminologia – e Maurício Dieter – professor da Faculdade de Direito da USP e coordenador do Centro de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais da USP

O USP Talks terá duração de uma hora, com duas apresentações de 15 minutos, além de meia hora de debate com o público. A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever para participar. A bilheteria do Masp iniciará a distribuição de ingressos às 16h30, um por pessoa, até as 18h30 ou até esgotarem as entradas.

O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. O objetivo do USP Talks é promover um debate qualificado com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional

Evento | USP Talks – Armas
Quando | 28 de Maio
Horário | 18h30 às 19h30
Onde |  Auditório do Masp – Museu de Arte de São Paulo: Av. Paulista, 1.578
Valor | Gratuito
Inscrição | Sem inscrição

Mais informações na página do evento no Facebook.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.