Eventos on-line da USP nesta semana ajudam a entender o mundo atual

De 24 a 28 de agosto, transmissões de eventos com especialistas da USP podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet

Foto: Freepik

.
Confira a programação de webinars, lives, seminários e outros encontros que serão realizados nesta semana de 24 a 28 de agosto. As atividades são organizadas por pesquisadores da USP e podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet.

Dia 24 de agosto – segunda-feira

Aleitamento materno por um planeta mais saudável

Às 14 horas, webinar que faz parte do VI Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação vai tratar dos temas do apoio à amamentação, os compostos lácteos na alimentação infantil e a amamentação versus cultura industrial. O evento é promovido pelo Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e terá transmissão pelo canal do YouTube neste link.

A Retórica das Paixões: Oralidade e Cultura Escrita na Pregação Missionária dos Jesuítas nas Reduções nos Territórios Guaranis

Às 14h30, o evento on-line do Instituto de Estudos Avançados (IEA) vai tratar da importância do gênero da oratória sagrada na cultura brasileira do período colonial. Haverá o debate sobre um grupo especifico de fontes desse gênero, produzidas no âmbito da história das missões jesuíticas nos territórios guaraníticos, as Reduções, ou Trinta Povos. Participam Luiz Rodrigues, pesquisador sobre o tema; Alcir Pécora, especialista na análise da composição retórica dos sermões de Padre Antônio Vieira; Márcio L. Fernandes, que pesquisa o substrato teológico que inspira os sermões de Vieira; e Marina Massimi, coordenadora do Grupo de Pesquisa “Tempo, memória e pertencimento” e pesquisadora do gênero da oratória sagrada no Brasil colonial. A transmissão pode ser acompanhada neste link e para participar é necessário fazer a inscrição neste formulário.


Dia 25 de agosto – terça-feira

El trabajo colaborativo y en red en la Promoción de la Salud

Às 10 horas, mais uma edição do seminário internacional sobre os desafios da promoção da saúde nas Américas, promovido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP). O encontro terá a participação de especialistas da Colômbia, Porto Rico, Costa Rica e Espanha abordando questões centrais do tema como: O que queremos dizer com o conceito e metodologia de rede?; Quais são os principais componentes que caracterizam a rede?; Qual é a importância do trabalho em rede no campo da Promoção da Saúde?, entre outras questões. O evento será transmitido pela plataforma Zoom neste link.


Dia 26 de agosto – quarta-feira

XII Ciclo de Atualização em Zoonoses

A partir das 9h30, o evento on-line da Faculdade de Saúde Pública (FSP) aborda a expansão da Leishmaniose Visceral (LV) no estado de SP e a atuação da Vigilância em Saúde. O encontro do XII Ciclo de Atualização em Zoonoses vai debater o novo cenário de transmissão da doença, associado ao ambiente urbano e principalmente à presença de cães infectados, que tem causado grande preocupação às autoridades sanitárias. O primeiro tema será Vigilância da leishmaniose visceral canina no município de São Paulo, com Tamara Leite Cortez – Analista em Saúde, médica veterinária da Divisão de Vigilância de Zoonoses de São Paulo. O segundo tema será Expansão da leishmaniose visceral no estado de São Paulo: novos cenários de transmissão, com Fredy Galvis Ovallos, professor do Departamento de Epidemiologia da FSP. A transmissão será pelo Canal da FSP no YouTube, neste link.

Moda Plural e Estética de Beleza na Pluralidade de Corpos

Às 10h30, acontece o primeiro encontro do ciclo A Sustentabilidade na Moda É Inclusão, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA). O evento debate a desconstrução da estética dos corpos de beleza
divulgados e propostos como referência para a moda, que resultam em transtornos emocionais e inadequação aos conceitos de moda impostos. Participam Francisca Dantas Mendes, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); Luiza Tamashiro, da RELab Hub Criativo; além de convidadas do mercado e consumidoras. Para participar é preciso fazer a inscrição neste link. A transmissão on-line acontece nesta página do IEA.

Amamentação, vulnerabilidade e pandemia

Mais um webinar que faz parte do VI Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, com transmissão às 14 horas, vai tratar das crises sanitárias e a relação com o aleitamento; a experiência numa cidade do Acre sobre o aleitamento materno e as inequidades sociais; e a amamentação no contexto da covid-19 no Brasil. O evento é promovido pelo Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e terá transmissão pelo canal do YouTube neste link.

Literatura e pandemias: O caso do conto “A máscara da morte rubra” de Edgar Allan Poe

Às 18 horas, no seminário on-line da Faculdade de Filosofia, Letars e Ciências Humanas (FFLCH) o professor Marcos Piason Natali, do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, vai mostrar como A máscara da morte rubra, de Edgar Allan Poe, tem muita semelhança com os dias atuais. Na apresentação, o docente focará no conto, mas também fará um panorama geral sobre textos conhecidos que falam a respeito. O evento faz parte do IX Seminário Humanidade em Tempo de Pandemia. O evento terá transmissão ao vivo neste link pelo canal da FFLCH no YouTube.

O acaso, a física e o ‘acaso da física’

Evento da série Convite à Física será transmitido às 18 horas neste link com o tema O acaso, a física e o ‘acaso da física’, apresentado pelo professor Antonio F.R. de Toledo Piza, do Instituto de Física (IF). O objetivo da palestra será mostrar o tipo de rigor quantitativo que, na análise de jogos de azar nos séculos XVI e XVII, deu origem a uma disciplina que protagonizou dois ou três encontros singulares com a física. Esses encontros levaram, em particular, ao estabelecimento da constituição atômico-molecular da matéria e às peculiaridades estatísticas do comportamento quântico (o ‘acaso da física’).

Impactos e desafios de pesquisa durante a pandemia de Covid-19 – Ciclistas entregadores de plataformas digitais

Às 19 horas, tem início um ciclo de seminários que busca respostas para as questões que emergem na atual pandemia, sobre o que passa a ser possível pesquisar, do ponto de vista etnográfico, frente às restrições de várias ordens às interações sociais face a face, dados os cuidados necessários para se evitar a transmissão da covid-19. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade da Faculdade de Filososfia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Neste primeiro encontro, Eduardo Rumenig, doutorando da Escola de Educação Física e Esporte, vai tratar dos Ciclistas entregadores de plataformas digitais e como a bicicleta e as tecnologias da informação e comunicação (TICs) figuram como elementos constitutivos do mundo do trabalho e da paisagem urbana contemporânea. O seminário terá transmissão on-line pelo canal do Grupo do YouTube neste link.

 


Dia 27 de agosto – quinta-feira

Questões Centrais da Crise nos Cursos de Engenharia

Às 15 horas, evento on-line vai discutir a crise sem precedentes na formação de engenheiros em nosso país que, por uma série de razões políticas e econômicas, aumentou o desemprego na profissão afastando muitos jovens dessa carreira. Entre várias questões, o encontro vai falar tentar responder como poderão se organizar as instituições de ensino superior para acompanhar as oscilações da demanda na formação de engenheiros e atrair mais estudantes. O debate é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA), com participação de Marcello Nitz, Pró-Reitor Acadêmico do Instituto Mauá de Tecnologia; Simon Schwartzman, do Instituto de Estudos de Política Econômica e membro da Academia Brasileira de Ciências; e José Roberto Cardoso, da Escola Politécnica da USP. O expositor será Roberto Lobo, do IEA. A transmissão pode ser acompanhada neste link.

Judiciário em tempos de pandemia

Com transmissão on-line às 18 horas, evento promovido pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) contará com a participação de Marcos César Alvarez, coordenador do NEV, Sérgio Adorno, coordenador do projeto Cepid/NEV, Gorete Marques, pesquisadora do NEV e Marcelo Semer, Juiz de Direito. A transmissão estará disponível neste link pela plataforma Zoom.

A experiência dos bacharéis em saúde pública formados pela FSP-USP no enfrentamento da pandemia da COVID-19

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) transmite às 18 horas neste link um webinar para tratar da trajetória de quase 10 anos do curso de graduação em Saúde Pública da instituição e das suas constribuições para o Sistema Único de Saúde (SUS) na formação de sanitaristas de sólido conhecimento técnico-científico. O encontro vai debater a formação do sanitarista e o desenvolvimento da capacidade crítica, reflexiva e ética da formação em saúde coletiva como norteadores necessários para a atuação num campo tão complexo e com impactos em praticamente todos os aspectos da vida em sociedade, como na pandemia da covid-19. Participam os palestrantes Fausto Soriano, da Organização Social de Saúde Fundação ABC; Nayara Rael, da Secretaria Municipal de Saúde de Jundiaí; Felipe Daiko, da Secretaria Municipal de Saúde de Santo André; e Rodrigo Contrera, da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara. O encontro será transmitido no canal da FSP no YouTube, neste link.

Questões da Literatura de Língua Inglesa: “Por que D. H. Lawrence deixou de ser um autor canônico?”

Às 19 horas, tem início uma série de discussões sobre a literatura de língua inglesa promovidas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O primeiro debate será sobre o autor D. H Lawrence (1885-1930), considerado um dos grandes autores da literatura inglesa, abordando as dificuldades de tradução de sua obra para a língua portuguesa, questões referentes à representação das personagens femininas e o uso do romance como o gênero em que as demandas da subjetividade se impõem sobre as amarras de convenções literárias e morais. Participam John Milton, professor titular de Estudos da Tradução na FFLCH; Patricia Freitas, doutoranda do Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês e tradutora de D.H. Lawrence; Thiago Rhys Bezerra Cass, professor de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ; e Mayumi Ilari, docente da área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da FFLCH. A discussão poderá ser acompanhada neste link.

On board na logística agroindustrial

Às 19h, o Grupo Esalq-Log, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, realiza uma live os efeitos da pandemia na logística e o cenário do mercado de fretes, bem como a situação atual das movimentações de produtos agrícolas no país. Divididos por painéis, a transmissão será apresentada pelos pesquisadores do Grupo, que vão abordar o mercado atual de fretes e as expectativas para o segundo semestre, os custos no transporte rodoviário, os corredores logísticos estratégicos, como o Arco Norte, e análises estratégicas para o próximo ano, além de apresentar dados provenientes do SIFRECA – Sistema de Informações de Fretes. O link para participar será disponibilizado nas redes sociais do Grupo Esalq-Log neste link.


Dia 28 de agosto – sexta-feira

Os Partidos Políticos e a Crise Global das Democracias

O webinar que tem início às 11 horas neste link vai tratar do papel dos partidos políticos e do impacto do seu desempenho para a qualidade da democracia, com ênfase especial para a representação política dos cidadãos. Promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA), participam como debatedores Gabriela de Oliveira Carneiro, do Centro de Estudos de Opinião Pública da Unicamp, e Leandro Piquet Carneiro, do Instituto de Relações Internacionais (IRI). José Álvaro Moisés, do IEA), é o moderador.

StartuPapo: volta às aulas com empreendedores

Às 13 horas, o Núcleo de Empreendedorismo da USP reunirá fundadores de quatro startups brasileiras que já ganharam o mercado e estão no dia a dia das pessoas: Gympass, Cuidas, 99, Yellow e Buscapé. O evento terá transmissão ao vivo pela página do Facebook do NEU neste link.

Formação e prática docente no ensino superior: novos desafios para o ensino público?

Evento on-line às 14 horas terá como tema a formação do profissional docente e os desafios do ensino não presencial por meio de processos de ensinos digitais; práticas pedagógicas e processos não presenciais. O evento faz parte do ciclo de seminários Vivenciando 2020, promovido pela Pró-Reitoria de Pós Graduação, que aborda elementos de complementação da formação docente e de capacitação do pós-graduando. Participam Cristina Maria d’Avila Teixeira, da Universidade Federal da Bahia, e Alda Marin, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O evento estará disponível neste link.

Relações entre amamentação e alimentação infantil

Outro webinar que faz parte do VI Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, com transmissão às 14 horas, vai abordar o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de dois anos; a autonomia infantil na alimentação complementar; e como amamentar em livre demanda pode influenciar na alimentação complementar. O evento é promovido pelo Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e terá transmissão pelo canal do YouTube neste link.

Impactos e desafios de pesquisa durante a pandemia de Covid-19 – Torcidas de futebol: redes e sociabilidades no contexto brasileiro da pandemia

Às 19 horas, mais um seminário do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade da Faculdade de Filososfia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) vai abordar a questão do futebol num momento de privação do estádio e como os torcedores ganharam protagonismo pela participação em protestos antifascistas e por ações de solidariedade com as suas respectivas comunidades. Mariana Mandelli, mestre em Antropologia Social, vai debater com Luiz Henrique Toledo, docente da UFSCar que pesquisa o assunto. O seminário terá transmissão on-line pelo canal do Grupo do YouTube neste link.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.