Eventos on-line da USP celebram as conquistas das mulheres na tecnologia

Em homenagem a Ada Lovelace, que escreveu o primeiro código de programação, grupo de extensão do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos realiza palestras e minicurso

 Publicado: 08/10/2021
Foto: Divulgação/ICMC

.
Você já ouviu falar em uma pesquisadora chamada Ada Lovelace? Foi ela quem escreveu o primeiro código de programação, isso ainda no século 19. Sua importância na área de tecnologia é tão grande que uma data especial foi criada em sua homenagem: toda segunda terça-feira de outubro é comemorado o Ada Lovelace Day, dia que celebra as conquistas das mulheres nas ciências exatas e tecnologia.

Para marcar a data, o grupo de extensão Women in Tech promoverá, nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro, a Ada Lovelace Week. Vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o grupo promoverá nessas datas duas palestras e um minicurso que começarão sempre às 19h30. Abertos a todos os interessados e gratuitos, os eventos não demandam inscrições prévias e acontecerão por meio do canal do Women in Tech no Youtube.

Entre as atrações estão duas palestras: Carreira em tecnologia – Como cheguei até aqui sendo mulher na tecnologia e como consigo te ajudar, que será ministrada pela engenheira de software Ana Neri, e Mulheres em posição de liderança, que será ministrada por Juliana Juliao Baraldi, que é Cloud Program Manager no Google desde o início deste ano.

Sobre o Women in Tech

O grupo surgiu em 2018, durante a Semana da Engenharia de Computação da USP em São Carlos, com o intuito de discutir a falta de representatividade feminina nas áreas de ciências e tecnologia. O maior objetivo da iniciativa é apoiar e incentivar as ingressantes em cursos nos quais as mulheres são minoria, diminuindo assim a evasão.

Ada Lovelace Week
Quando: 12, 13 e 14 de outubro
Onde: canal do grupo de extensão Women in Tech no Youtube
As atividades são gratuitas e não demandam inscrições prévias
Entre em contato com o grupo via Instagram (@women.in.tech) e Facebook (@womenintechwit)

.

Texto: Denise Casatti  – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.