Evento sobre Linux celebra 30 anos de pesquisas da USP sobre software livre

Tarde de palestras no Instituto de Matemática e Estatística da USP busca a troca de conhecimentos sobre software livre a partir do sistema operacional gratuito e de código-fonte aberto Linux; evento é aberto ao público

 19/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 22/05/2023 as 11:09
Centro de Competência em Software Livre, no IME-USP, realiza estudos sobre o Linux – Foto: CCSL IME-USP

.
O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP vai promover no dia 26 de maio, sexta-feira, a partir das 13h30, uma tarde de troca de conhecimentos sobre o Linux, sistema operacional famoso mundialmente por se tratar de um software gratuito, de código-fonte aberto e amplamente disponível, encontrado nas mais diversas aplicações. O evento também celebra a tradição de 30 anos do IME em pesquisas sobre software livre.

O IME loves Linux é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição. Basta comparecer ao IME, no Auditório Imre Simon, na Rua do Matão 1010, na Cidade Universitária, no bairro do Butantã, em São Paulo. A instituição tem um histórico de mais de três décadas de colaboração com o software livre, especialmente com o GNU/Linux. Além disso, a instituição abriga a Rede Linux, uma iniciativa administrada pelos próprios alunos desde 1997.

Nos últimos anos, os alunos do IME têm se destacado por suas contribuições significativas no desenvolvimento do kernel Linux e outras ferramentas relacionadas. Disciplinas como Desenvolvimento em Software Livre e Laboratório de Métodos Ágeis têm fornecido oportunidades valiosas para que os estudantes aprimorem suas habilidades e se envolvam ativamente nesse ecossistema de código aberto. Além disso, o programa Google Summer of Code (GSoC) tem sido uma plataforma frequente de colaboração para os alunos, proporcionando uma experiência de imersão no mundo do software livre.

Este ano, o mês de maio marca o início do GSoC 2023, e o IME marca presença nesse programa de inserção e motivação para contribuidores de projetos de código aberto. Com o objetivo de incentivar ainda mais pessoas a utilizarem, estudarem e colaborarem com o GNU/Linux, o Centro de Competência em Software Livre (CCSL) da USP, a Rede Linux e o grupo de extensão FLUSP (FLOSS at USP) uniram forças para promover uma tarde de troca de experiências e conhecimentos nesse encontro.

Os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas vivências e a iniciativa busca fortalecer os laços entre a comunidade do IME, a USP e a comunidade Linux em geral, fomentando um ambiente colaborativo e enriquecedor para todos os entusiastas do código aberto.

Confira a programação do evento IME loves Linux

  • 13:30 – Abertura
    O que fizemos e fazemos no Centro de Competência em Software Livre da USP?
    Nelson Lago – CCSL-USP
  • 13:45O que é o FLUSP (FLOSS at USP): Vamos retomar?
    Bruna Bazaluk – FLUSP
  • 14:00Linux: o SO e o Kernel
    Rodrigo Siqueira – AMD
  • 15:00Rede Linux: desde 1997 no IME – o que fazemos e como colaborar
    Eduardo Mendes – Rede Linux
    William Wang – Rede Linux
  • 15:45 – Intervalo
  • 16:15Como começar a contribuir com o Kernel Linux – e participar do Google Summer of Code
    Magali Lemes – Canonical
    David Tadokoro – GSoC 2023
  • 17:00Kernel Linux para Gamers
    Melissa Wen – Igalia
  • 17:45“Birds of a Feather” (BoF): venha sugerir o que mais podemos fazer para contribuir com o Linux no IME
    Todos os presentes
  • 18:00 – Encerramento

IME loves Linux
26 de maio de 2023, sexta-feira, às 13h30
Gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição
Local: Instituto de Matemática e Estatística, no Auditório Imre Simon
Rua do Matão, 1010 – Cidade Universitária, São Paulo


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.