Evento relembra o legado de Aziz Ab’Saber na defesa e preservação do meio ambiente

Com apoio da USP, as atividades são gratuitas e ocorrerão de 22 a 25 de outubro, incluindo mesas de debates, rodas de conversas e até feira de sementes

18/10/2022 - Publicado há 2 anos
Legado de Aziz Ab’Saber é tema de evento em São Luiz do Paraitinga – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
Referência nacional e internacional nos estudos relacionados à defesa e preservação do meio ambiente, o geógrafo e professor emérito da USP Aziz Ab’Saber (1924-2012), que no próximo dia 24 de outubro completaria 98 anos, é homenageado em evento promovido pela Secretaria de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga, sua cidade natal. Com o apoio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a 6ª Semana Aziz Ab’Saber ocorrerá de 22 a 25 de outubro, reverenciando o seu legado, com o objetivo de mostrar às novas gerações sua importância e contribuição para o campo da geografia brasileira e mundial, além de criar um espaço para se debater questões referentes ao meio ambiente, estudos da paisagem e geomorfologia.

O evento conta com a participação de professores da USP, Unesp e Universidade de Taubaté (Unitau), além de moradores e ecologistas da própria cidade. A programação inclui palestras, mesas-redondas, rodas de conversas, entre outras atividades, espalhadas por São Luiz do Paraitinga. Serão apresentados temas como Aziz Ab’Saber e os conflitos por água no Brasil, com o professor Wagner Ribeiro (Departamento de Geografia da FFLCH/USP) e A fotografia e o Aziz fotógrafo, com o professor Atílio Avancini (Escola de Comunicações e Artes da USP e um  dos coordenadores do evento).

Haverá também a XI Feira de Trocas de Sementes Crioulas e Tradicionais do Estado de São Paulo, que tem como objetivo reunir produtores de sementes e organizações de diversas regiões do Estado, contando com uma grande diversidade de sementes produzidas (a feira acontecerá no sábado, das 9h às 16h, na Praça Dr. Oswaldo Cruz). E ocorrerão várias rodas de conversas sobre produção de sementes de hortaliças e sementes tradicionais, além do cultivo de plantas medicinais. Haverá ainda uma visita ao sítio agroecológico Santa Terezinha. Abaixo segue a programação completa. Mais informações na Secretaria de Turismo e Cultura pelo e-mail turismo.cultural.slp@gmail.com.

Programação – VI Semana Aziz Ab’Saber

22 a 25 de outubro de 2022

22 de outubro (sábado)

XI Feira de Sementes Crioulas, Orgânicas e Biodinâmicas do Estado de SP