Evento on-line explica a fusão nuclear, fonte segura e quase inesgotável de energia

Promovido pelo Instituto de Física da USP, evento abordará a corrida científica, desafios e implicações da produção energética que pode revolucionar o mundo; transmissão será no sábado, dia 10 de abril

06/04/2021 - Publicado há 3 anos
A produção energética por fusão nuclear e seus impactos são tema do Física Para Todos – Foto: Divulgação/Univeristy of York

Você sabia que a energia por fusão nuclear pode revolucionar a produção energética do mundo? Apesar de muitos confundirem fusão e fissão nuclear, a primeira se trata de uma fonte limpa, segura e quase inesgotável de energia – oposto da segunda, que produz rejeitos radioativos de longa duração. Em mais uma edição do Física Para Todos, o evento on-line abordará os avanços científicos em torno do tema e discutirá os desafios e suas implicações para a construção de reatores industriais a fusão nuclear. A transmissão no dia 10 de abril é gratuita e aberta ao público, a partir das 10h30, e pode ser acompanhada no Canal do Instituto de Física da USP e na plataforma Zoom.

A técnica de fundir núcleos atômicos é estudada há décadas. Desde 1950, pesquisadores tentar replicar laboratorialmente o fenômeno que acontece em estrelas, como o Sol – a energia solar é resultado da fusão nuclear.

O principal diferencial dessa forma energética é que a emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2), e de resíduos é muito baixa. Ao mesmo tempo, é uma fonte energética eficiente e quase inesgotável – estima-se que a extração de 5 litros de água do mar para a obtenção do isótopo de hidrogênio, o deutério, e realização da fusão nuclear já seja suficiente para abastecer a demanda de energia do Brasil inteiro por uma hora.

A palestra virtual será ministrada por Vinícius Njaim Duarte, doutor em Física pela USP e pesquisador associado da Universidade de Princeton, dos Estados Unidos, onde atua diretamente com a técnica de fusão. A instituição americana é referência no assunto e possui um dos principais reatores de fusão nuclear do mundo, o Tokamak.

Física para Todos é um ciclo de palestras que pretende instigar desde estudantes do ensino médio, jovens graduandos, até o público geral que acompanha e aprecia temas científicos. O evento ocorre todo ano na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, mas agora é transmitido pela internet para atender às recomendações de isolamento social em função da pandemia. Para saber quais as próximas palestras basta acompanhar a página do projeto.

Física Para Todos