Evento on-line apresenta a experiência do Museu da Pessoa no registro de narrativas pessoais

Evento promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP terá transmissão ao vivo no dia 14 de outubro, às 14 horas

 Publicado: 11/10/2024 às 14:14
Mulher idosa, de cabelos brancos, segurando quadro com retratos de familiares
Evento traz relatos sobre o Museu da Pessoa – Foto: Divulgação/Museu da Pessoa

.
Espaço virtual e colaborativo de histórias de vida, o Museu da Pessoa será tema de um evento on-line nesta segunda, dia 14 de outubro, às 14 horas, promovido pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. A transmissão será pela página do IEA no endereço www.iea.usp.br/aovivo.

Lucas Ferreira de Lara, diretor de museologia do Museu da Pessoa, será o conferencista e participam também como debatedores Paulo Endo, do Instituto de Psicologia (IP) da USP e do e IEA, e Raquel de Assis, da Universidade Federal de Mians Gerais (UFMG) e do IEA, além de Marina Massimi, do IEA, como moderadora.

Fundado em 1991, o Museu da Pessoa é um museu aberto à participação de toda pessoa e onde cada um pode contar sua história, organizar suas próprias coleções e conhecer histórias de pessoas de todas as partes do Brasil. Também é um espaço que busca contar, escutar, conhecer e preservar histórias de vida, para fazer dessas histórias um antídoto contra a intolerância.

Por meio de uma metodologia própria, o museu utiliza a tecnologia social da memória, registra, preserva e dissemina narrativas pessoais, além de fomentar, capacitar e engajar pessoas e grupos a fazerem o mesmo. A motivação que deu origem ao museu é contribuir para um mundo onde a memória e as histórias de vida sejam reconhecidas como elementos fundamentais para enfrentar os desafios da sociedade.

Para acompanhar o evento on-line clique aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.