.
Espaço virtual e colaborativo de histórias de vida, o Museu da Pessoa será tema de um evento on-line nesta segunda, dia 14 de outubro, às 14 horas, promovido pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. A transmissão será pela página do IEA no endereço www.iea.usp.br/aovivo.
Lucas Ferreira de Lara, diretor de museologia do Museu da Pessoa, será o conferencista e participam também como debatedores Paulo Endo, do Instituto de Psicologia (IP) da USP e do e IEA, e Raquel de Assis, da Universidade Federal de Mians Gerais (UFMG) e do IEA, além de Marina Massimi, do IEA, como moderadora.
Fundado em 1991, o Museu da Pessoa é um museu aberto à participação de toda pessoa e onde cada um pode contar sua história, organizar suas próprias coleções e conhecer histórias de pessoas de todas as partes do Brasil. Também é um espaço que busca contar, escutar, conhecer e preservar histórias de vida, para fazer dessas histórias um antídoto contra a intolerância.
Por meio de uma metodologia própria, o museu utiliza a tecnologia social da memória, registra, preserva e dissemina narrativas pessoais, além de fomentar, capacitar e engajar pessoas e grupos a fazerem o mesmo. A motivação que deu origem ao museu é contribuir para um mundo onde a memória e as histórias de vida sejam reconhecidas como elementos fundamentais para enfrentar os desafios da sociedade.
Para acompanhar o evento on-line clique aqui.