Evento na USP promove convivência entre ciclistas e motoristas de ônibus

Promovido pela SPTrans desde 2017, evento ocorrerá no Centro de Práticas Esportivas da USP e pretende promover a empatia por meio de conversas e troca de experiências

18/05/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Sidnei Santos / SPTrans

A companhia de transportes SPTrans realizará, no dia 26 de maio, o evento Inversão de Papéis, em que motoristas de ônibus e ciclistas passarão pela experiência de trocar de lugar e sentir, na prática, as dificuldades e desafios em seus modos de trafegar pela cidade.

A ação educativa tem foco na prevenção de acidentes e será realizada no auditório do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), a partir das 9h45, em parceria com a Prefeitura do Campus USP da Capital e com a Pró-Reitoria de Graduação da USP.

A proposta é promover a empatia entre ciclistas e motoristas, por meio de conversas e troca de experiências. Em seguida, haverá práticas com motoristas em bicicletas fixas, enquanto o coletivo passa ao lado de ciclistas no banco do motorista de ônibus, para conhecer os pontos cegos do veículo.

Para participar, é necessário se inscrever preenchendo o formulário disponível neste link.

A iniciativa integra um conjunto de ações do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito. Neste ano, com o tema Atenção pela vida, a SPTrans quer reforçar o compromisso com a preservação da segurança viária durante os deslocamentos das pessoas e incentivar a convivência entre os modais existentes.

O evento Inversão de Papéis ocorre desde 2017. De acordo com a companhia, o intuito é mostrar que os dois modais de transporte têm suas particularidades, mas podem conviver e compartilhar as ruas, tendo como principal regra o respeito. Saiba mais em: https://www.sptrans.com.br/noticias/maio-amarelo-atencao-pela-vida

Confira o vídeo da campanha Maio Amarelo:

Sistema cicloviário

+ Mais

Ciclovia da Cidade Universitária incentiva hábitos mais saudáveis e sustentáveis

A USP inaugurou em janeiro o novo sistema cicloviário da Cidade Universitária, no Butantã. O sistema é composto de quase 30 km de ciclofaixas, que já estão interligadas à malha cicloviária do município de São Paulo pelos Portões 1 e 2, e está prevista a construção de aproximadamente 6 km de caminhos cicláveis – vias que entram no espaço das unidades e órgãos centrais – além da instalação de paraciclos.

Uma novidade da instalação é a ciclofaixa com estacionamento paralelo de veículos. Esse modelo – atualmente adotado nas Avenidas Luciano Gualberto, Lineu Prestes e Lúcio Martins Rodrigues – é indicado para vias com grande demanda por vagas de estacionamento, porque, além de manter as vagas, oferece maior proteção aos ciclistas.