Evento na USP debate estado da arte do X-Reality no Brasil e no mundo

Evento organizado pela Escola de Comunicações e Artes da USP reúne artistas e pensadores para uma ampla reflexão sobre a realidade virtual

17/11/2022 - Publicado há 1 ano
Foto: Divulgação/ECA USP

.
Voltado a apresentar e discutir a produção recente em X-Reality (Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Mista e Ambientes Imersivos), o evento internacional X-Reality USP será realizado de 17 a 27 de novembro nos formatos presencial, no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e on-line com vídeos e experiências interativas, seminário, masterclass, workshop, keynote speaker e mostras de filmes nacionais e internacionais. As inscrições estão disponíveis neste link.

Na terceira edição, o X-Reality tem como objetivo estimular e apoiar parcerias entre grupos de pesquisa, artistas, produtores e empresas, contribuindo para a difusão e o aumento da produção de obras em X-Reality e na formação de novos públicos. Confira a programação completa do evento clicando aqui.

O encontro é organizado pelo Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (LabArteMídia) da ECA e tem o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) e parceria internacional do Raindance Film Festival (Raindance Immersive). Neste ano, conta também com o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ECA, do CTR e do PPGMPA/PROAP, além da SPCine.

Além dos debates sobre o estado da arte da X-Reality no Brasil e no mundo, serão abordados o uso da X-Reality na nova tecnologia de televisão (TV 3.0). Como destaque da programação, haverá também a primeira exibição no Brasil de We met in Virtual Reality, de 2022, filme em realidade virtual totalmente produzido no metaverso. Seu diretor, Joe Hunting, fará uma masterclass em que expõe o processo de criação e realização da obra. Todos os participantes do evento poderão visualizar obras, utilizando óculos 360° e VR disponibilizados para uso no evento.

Programação

Parte presencial: dias 17, 18 e 19 de novembro de 2022, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, campus do Butantã, em São Paulo
Parte on-line: dias 17 a 27 de novembro de 2022, mostra e conferência em plataformas on-line

17 de novembro (quinta-feira)

• 9h às 10h – Abertura Oficial
  • 10h às 11h – Painel: Afeto, XR, Estruturas Sociais e Ética – Presencial e on-line
  • 11h30 às 13h – Painel: Política de Inovação e Ecossistema XR
  • 14h30 às 15h30 – Painel: VR no Jornalismo – Mais Próximo do que Imaginamos
  • 16h às 18h: Painel: LabArteMídia – Work in Progress – Processos

18 de novembro (sexta-feira)

• 9h às 18h – Show Case: Mostra presencial e on-line
  • 9h às 11h – Painel: TV 3.O: imagem e áudio imersivo, como a TV Aberta entrará em X-Reality
  • 11h15 às 12h30 – Painel: Tecnologias Imersivas – Realidade Virtual e Metaverso – Presencial
  • 14h às 15h15: Painel: O Brasil em Festivais Internacionais XR

19 de novembro (sábado)

• 9h às 18h – Show Case: Mostra presencial e on-line
  • 10h às 13h – Masterclass: filme no metaverso / VR – Films made inside VR e We Met in Virtual Reality
  • 14h às 15h30 – Painel: LabArteMídia – Afetos Imersivos – Presencial
  • 16h às 17h30 – Keynote Speaker: The Metaverse – foundational blocks, forming bonds/relationships & Metaverse lifestyle – Presencial

17h30 – 18h: Encerramento – Presencial

• 9h às 18h – Show Case: Mostra presencial e on-line, Special Raindance Immersive VR showcase, Mostra Francesa, Mostra LabArteMídia, Mostra Destaque, Mostra Especial – Arvore Immersive Experiences – Games

De 17 a 27 de novembro de 2022 – Mostra e conferência em plataformas on-line.

Confira a programação completa aqui. Saiba mais na página do evento neste link.