Evento discute como física quântica pode desenvolver computação e comunicação

Palestra da série “Física para Todos” acontece no dia 4 de dezembro com transmissão on-line e fala sobre uso das máquinas quânticas em computação, comunicação e medidas ultrassensíveis

29/11/2021 - Publicado há 2 anos
Palestra fala sobre novidades tecnológicas que podem nascer da física quântica – Arte sobre foto: Freepik

Você sabia que energia, computação e comunicação são resultados das descobertas durante o século 20 em relação aos átomos? A descrição quântica da natureza permitiu que a ciência compreendesse o comportamento dos átomos, o seu interior e sua organização na matéria. Assim, conseguimos dominar técnicas para a construção de tecnologias que agora fazem parte da nossa vida diária.

E se esses conhecimentos pudessem nos levar ainda mais longe? Com os novos usos da mecânica quântica, que estão presentes hoje em medidas ultrassensíveis, a fronteira no século 21 está além: teoricamente falando, seria possível observar campos magnéticos sutis gerados por nossa atividade cerebral e ondas gravitacionais, com descobertas que teriam impacto direto na ciência e no cotidiano.

Falando de avanços mais próximos à nossa realidade atual, já vivemos um momento em que a criptografia quântica se desenvolve para garantir uma comunicação segura. A mecânica quântica pode ser um grande trunfo ao ter suas propriedades sutis usadas para processar informação. Será que veremos, em breve, computadores de uma outra natureza, os computadores quânticos? Eles devem ser capazes de fazer em minutos cálculos que computadores usando lógica clássica demorariam anos para fazer.

Se você ficou curioso sobre o assunto, o Instituto de Física (IF) oferece, no dia 4 de dezembro, a palestra Máquinas Quânticas: Uso em computação, comunicação e medidas ultra-sensíveis, da série Física para Todos.

Marcelo Martinelli, expositor no Física para Todos – Foto: Reprodução/Fapesp

Quem ministra é Marcelo Martinelli, professor titular do IF. Doutor em Física pela USP, Martinelli teve passagens pelo Laboratoire Kastler-Brossel na Université Paris-7 e pela Universidade de Toronto. Desde 2004 ele é professor pesquisador da USP, trabalhando com ótica quântica e física atômica aplicadas à informação quântica e estudando a geração e aplicação de estados emaranhados da luz em osciladores paramétricos óticos e átomos.

Física para Todos – Máquinas Quânticas: Uso em computação, comunicação e medidas ultrassensíveis