Evento debate soluções matemáticas para problemas reais do setor industrial

Durante uma semana, grupos de trabalho com alunos, professores e pesquisadores das áreas de matemática, estatística e computação vão se unir a profissionais da indústria para solucionar desafios reais do setor; vagas são limitadas, por ordem de inscrição

15/02/2021 - Publicado há 3 anos
Workshop inscreve pesquisadores e estudantes de matemática, estatística, computação e áreas correlatas – Foto: Divulgação / Honda da Amazônia

Alunos, professores e profissionais das áreas de ciências matemáticas, estatística, computação em busca de alternativas para solucionar problemas reais da indústria. Esse é o objetivo do VI Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, encontro que será realizado entre os dias 22 e 26 de março no formato on-line.

Organizado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o evento tem inscrições abertas por ordem de inscrição, até o limite de vagas, por meio de formulário disponível da internet, neste link. O evento também tem o apoio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e é voltado a profissionais do setor produtivo e de outras áreas do conhecimento, pesquisadores em matemática, estatística e computação e áreas correlatas, estudantes de pós-graduação e alunos do último ano de bacharelado em ciências matemáticas.

Durante o workshop, haverá várias ações em salas virtuais, com objetivo de manter atividades atrativas e dinâmicas, além de favorecer o networking entre os participantes. Na programação do evento, durante uma semana, grupos de trabalho vão debater alternativas para solucionar problemas reais da indústria a partir de desafios selecionados. “Estamos muito confiantes que podemos manter os resultados esperados pelos alunos e empresas e que poderemos até nos surpreender positivamente pelo novo formato on-line”, destaca o diretor do CeMEAI, José Alberto Cuminato. Ele também destaca a parceria com o IMPA que com sua credibilidade vai favorecer a aproximação da matemática aplicada à indústria.

O CeMEAI tem sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fapesp. Ele promove o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Confira mais informações sobre o workshop: www.cemeai.icmc.usp.br/6WSMPI

Com informações de Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI